Prefeitura embarga “puxadinho” no Museu de Juazeiro e pune lojista por poda drástica em árvore

0

No último mês de março, o Portal Preto No Branco publicou a reclamação de um leitor sobre um “puxadinho” que estava sendo construído no Museu Regional do São Francisco, em Juazeiro-BA. A intervenção do prédio histórico causou indignação no leitor que questionou: “essa obra não mexe na estrutura do museu? Não altera a construção centenária?”.

Na época, nós procuramos o presidente da Fundação Museu Regional do São Francisco, Paulo Henrique, que nos informou sobre a existência de três lojas anexas ao prédio do museu, construídas na gestão do Ex-Prefeito Misael Aguilar. De acordo com ele, era cobrado aos lojistas o valor irrisório de cinquenta reais pelo aluguel dos espaços.

Assim que assumiu a presidência da fundação, Paulo Henrique aumentou este valor para trezentos reais, com o objetivo de garantir um fundo para as despesas fixas do museu, como manutenção e limpeza.

Ele também nos informou que o prédio precisa urgente de uma revitalização, pois toda a estrutura está bastante desgastada. Teto, portas, paredes e salas estão precisando de uma reforma, mas segundo ele a fundação não dispõe de recursos para arcar com esta reforma.

Sobre a construção feita na área externa, o que chamamos de “puxadinho”, Paulo Henrique esclareceu que a intervenção foi feita por uma lojista, que alugou uma das salas, para proteger seu estabelecimento comercial e evitar roubos no local.

Ainda de acordo com ele, um engenheiro deu um parecer afirmando que a obra não afetaria a estrutura do prédio. Segundo informações que o PNB obteve, o prédio do Museu Regional do São Francisco não é tombado. Portanto, caberia a direção da instituição decidir sobre qualquer intervenção na construção. Uma questão de sensibilidade sobre a importância de preservar um patrimônio histórico.

Ontem, mais uma vez, publicamos denúncia de um leitor sobre a mesma lojista do Museu, que realizou uma poda drástica de uma árvore que fica em frente ao seu comércio, na Rua da 28, e também voltamos a chamar atenção para a construção do “puxadinho”.
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em nota, esclareceu as providências adotadas pelo município em relação as duas denúncias. Sobre a poda drástica, a Semaurb garante que a lojista foi notificada e sofrerá uma medida punitiva. Sobre o “puxadinho”, diz que a obra foi embargada.
Veja a nota na íntegra :
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informa que a responsável pela poda drástica realizada em uma árvore na Rua da 28 já foi notificada e realizará um passivo ambiental como punição pelo ato realizado. Com relação à obra a mesma foi embargada em maio deste ano.
A SEMAURB agradece a participação popular nas denúncias que ajudam a melhorar o ordenamento e a segurança na cidade. A mesma informa ainda possuir um telefone com ligação gratuita para que as reclamações possam ser encaminhadas através do 153.

 

Da Redação / Por Sibelle Fonseca 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome