[new_royalslider id=”41″]
Na manhã de hoje (05) o Portal Preto No Branco publicou uma matéria sobre a ação de vândalos e a falta de fiscalização no Vapor Saldanha Marinho, instalado na Orla Nova de Juazeiro-BA e onde funcionam a sede da Gerência de Turismo do município e o balcão do Vapor do Vinho, principal roteiro enoturístico do Nordeste, de iniciativa particular.
Apesar da importância histórica e cultural para a cidade, o Saldanha vem sendo atacado por vândalos que agem livremente, já que não existe segurança 24 horas no local. Por conta da depredação, não há mais a piscina no espaço que fica o vapor, nem também a cascata que valorizava o cartão postal da cidade. Sem manutenção, o gramado está descuidado.
A ação dos criminosos tem iniciado a depredação deste importante patrimônio público. Eles arrancam as luminárias, arrombam portas, rasgam os painéis de divulgação do turismo, urinam e defecam no local. O poder público municipal não tem investido em segurança e fiscalização.
Entramos em contato com a prefeitura para pedir esclarecimentos sobre a situação. Em nota, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes garantiu que vai reforçar a segurança no Vaporzinho.
Veja a nota na íntegra:
NOTA:
A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes não se esquiva de suas responsabilidades e sabe da importância do Vaporzinho para a história de Juazeiro. Apenas este ano foi realizada a reposição de mais de 10 lâmpadas, bem como a restauração da rampa de acesso e do piso superior, além de pintura. Há disponíveis no vaporzinho dois funcionários públicos que cuidam dos serviços de jardinagem e limpeza diariamente.
A Secretaria tem procurado meios de coibir a ação de vândalos e para isso já foram instaladas câmeras de monitoramento no espaço, e mais duas serão montadas ainda neste mês, de forma a tentar identificar melhor os responsáveis por tais atos de vandalismo e encaminhá-los à Justiça. Informamos também que a secretaria aguarda a realização do processo seletivo para a contratação de vigilantes para o local.