Os moradores de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) já estão se cadastrando no aplicativo Uber e usando o serviço, que foi inaugurado na tarde ontem (05). O início do transporte privado urbano está sendo comemorado na região, pela facilidade e pelos baixos valores.
O Uber utiliza um aplicativo para comunicação entre o passageiro e motorista particular associado ao sistema e é um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”. Toda a transação é feita pelo aplicativo, desde o cálculo de preço pelo trajeto percorrido, até o pagamento por cartão de crédito – que fica cadastrado no sistema da empresa. Os motoristas ficam com 80% do valor e o Uber com o restante (20%).
As prefeitura de Juazeiro e Petrolina se manifestaram através de nota, sobre o novo meio de transporte. A CSTT em Juazeiro diz que está estudando o serviço, com objetivo de regulamentá-lo. A AMMPLA, de Petrolina, parece desconhecer o pleno funcionamento do Uber na cidade, pois na nota afirma que “não tem previsão do início das atividades do Uber na cidade”.
Seguem notas da CSTT e AMMPLA na íntegra:
CSTT- “A Prefeitura de Juazeiro ainda não foi comunicada oficialmente do início de funcionamento dos serviços do aplicativo UBER na cidade. Tal modalidade não conta com regulamentação municipal.
A Procuradoria Geral do Município foi acionada pela CSTT para que sejam estudadas as medidas cabíveis, objetivando que a atividade seja legalmente regulamentada pela municipalidade para o seu devido funcionamento”.
Ammpla-“A Ammpla entende que o aplicativo Uber já é uma realidade nos grandes centros do Brasil e informa que, antes de autorizar o serviço, precisa entender de que forma eles vão trabalhar e como o município irá interagir mediante este serviço. Além disso, a Ammpla não foi notificada oficialmente pela empresa, por isso, não tem previsão do início das atividades do Uber na cidade”.
Da redação Por Yonara Santos