[new_royalslider id=”45″]
Milhares de fiéis, de todas as idades, foram às ruas de Juazeiro-BA, celebrar a Festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade. A procissão, que acontece sempre no dia 8 de setembro, mais uma vez foi marcada pela fé e devoção do povo católico juazeirense.
Em seu andor, cercado de flores brancas e vermelhas e carregado por fiéis que se revezavam ao longo do trajeto, a imagem de Nossa Senhora das Grotas era admirada, reverenciada e aplaudida por quem a seguia e por aqueles que a esperavam passar em suas portas. Muitos fiéis enfeitaram com faixas, bandeira, balões e imagens suas ruas e casas para a passagem da procissão.
A caminhada foi seguida por alguns fiéis que estavam com os pés descalços, que cumpriam suas promessas. Outros carregavam velas, flores, bandeiras brancas e bancos.
Esse ano, a imagem da santa saiu por volta das 17h da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Quidé. A procissão foi animada por três ministérios de música da Diocese.
A festa foi encerrada com uma Missa Solene, ministrada pelo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, em frente ao Santuário Nossa Senhora das Grotas. A praça da Bandeira também ficou lotada.
Esse ano, a comemoração teve como tema a frase bíblica: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil, em São Paulo.
A festa também celebrou os 311 anos do encontro da imagem e teve início no dia 30 de agosto, com o primeiro dia do novenário.
O título de “Nossa Senhoras das Grotas” único registrado no mundo, foi dado à Maria, que é a Mãe de Jesus para os católicos, quando uma imagem foi achada em 1706, por um índio, numa gruta do rio São Francisco, em Juazeiro.
Da Redação Por Yonara Santos
Fotos: Ailton Nery