Juazeiro-BA: III Simpósio Micológico do Semiárido começa nesta terça-feira (12)

0

 

A terceira edição do Simpósio Micológico do Semiárido (SIMS) será realizada de 12 a 15 de setembro no polo Petrolina/Juazeiro, especificamente no Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro, com organização da Univasf, UNEB – Campus III e VII, UFPE e UPE; além da colaboração da Embrapa Semiárido e IF Sertão Pernambucano.

Nesta edição, o evento busca oportunizar o contato e o debate de ideias entre pesquisadores sobre a evolução e os avanços da micologia nos últimos anos, especialmente os propiciados pelas ferramentas moleculares, com o tema “Expansão da micologia no Brasil: da era Chaves Batista às ômicas”, possibilitando a divulgação e incentivando a participação de estudantes da graduação e pós-graduação nesta importante área da ciência no Brasil, principalmente na região Semiárida.

Além da programação científica que debaterá temas que vão desde a micologia médica, veterinária, agropecuária, até as questões ambientais, biotecnológica, de conservação e de educação, os participantes poderão conhecer os encantos do Vale do São Francisco, como as áreas produtoras de frutas, as vinícolas, o rio São Francisco, o artesanato e a gastronomia típica da região. As informações são da organização do evento.

De acordo com a Wikipédia, Micologia ou micetologia é a ciência que estuda os fungos. Os micólogos (micologistas ou micetologistas) pesquisam taxonomia, sistemática, morfologia, fisiologia, bioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, que podem ser parasitas, saprófitos ou decompositores. A palavra “Micologia” vem do grego mykes, que quer dizer “cogumelo”, e logos, estudo.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome