A partir do próximo domingo (17), dois guarda vidas estarão realizando a segurança na área da Prainha da Croinha, localizada próximo a subestação do SAAE, em Juazeiro-BA.
A informação foi anunciada pelo vereador Domingão da Aliança (PRTB). “A gente vai marcar uma reunião com o prefeito Paulo Bonfim, tenho certeza que ele vai ser sensível e contrate guardas civis capacitados para ficarem aos finais de semana e feriados nestas áreas de risco”, declarou o parlamentar.
A Prainha é uma das ilhas do Rio São Francisco, na região, e atrai banhistas mesmo sem nenhum tipo de segurança. Com isso, casos de afogamento têm sido recorrentes no local.
O último registro de morte por afogamento no local, aconteceu no feriado da Independência, dia 7 de Setembro deste ano. O menino Diego Francisco estava completando 11 anos e morreu enquanto tomava banho na Prainha, junto com familiares.
O jovem Alan Jardel dos Santos Viana, de apenas 19 anos, também foi vítima de afogamento no local. Ele era filho do vereador Domingão da Aliança e morreu em outubro do ano passado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Prainha não é considerada um local propício para o banho, pois oferece riscos à população. “É uma região muito funda, com muita correnteza, e muito lodo. O lodo, como sabemos, ajuda a puxar a vítima para baixo e na luta travada com a correnteza, ela vai se cansar e acabar se afogando, podendo se tornar uma vítima fatal” explicou a subtenente do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, Maria Alice Pereira.
Também como forma de prevenir novos acidentes na Prainha, placas de sinalização foram instaladas ontem (13) no local. A ação, que também tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre os riscos de afogamento na área, faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Corpo e Bombeiros, Marinha e Câmara de Vereadores de Juazeiro.
Da Redação Por Yonara Santos
Foto 9º GBM