MPF dá parecer favorável a Lula em recurso que pede a suspeição de Moro

0

 

O MPF (Ministério Público Federal) emitiu um parecer favorável à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que um recurso em tramitação no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que pede a suspeição do juiz Sergio Moro no processo do caso do tríplex do Guarujá (SP), seja julgado.

O caso chegou à instância superior após o recurso ter sido negado pelo próprio Moro e também pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em Porto Alegre. Agora, o pedido da defesa está no STJ.

A subprocuradora-geral da República, Aurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa Pierre, enviou ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça) na última segunda-feira (18) um pedido de suspeição do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pelos julgamentos da Lava Jato na primeira instância.

O pedido acatado pela subprocuradora foi solicitado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a condenação do petista a 9 anos e 6 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP) em julho.

O pedido de suspeição feito por Aurea foi baseado em nove critérios relacionados por ela para afastar o responsável pelas investigações da Operação Lava Jato em primeira instância do caso envolvendo o ex-presidente.

De acordo com a subprocuradora, Moro perdeu a “imparcialidade necessária” ao julgar o petista. Ela também cita que o juiz “participa de inúmeros eventos com o claro objetivo de promoção pessoal em decorrência de processo que está sob sua jurisdição”.

No documento enviado ao STJ, Aurea acrescentou a foto em que o magistrado aparece ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e destaca que Moro posou e “distribuiu sorriso” ao lado de diversos políticos opositores de Lula.

Portal Uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome