A senhora Alvina Maria de Araújo, conhecida na região como “Neneca”, de 82 anos, morreu na última terça-feira (20), em Petrolina-PE, sem fazer uma cirurgia que esperava há quase um mês. No dia 29 de agosto, a idosa deu entrada no Hospital Universitário com uma fratura no fêmur, ocasionada por uma queda, mas por falta de vagas na unidade, ela foi transferida para o Hospital Regional de Juazeiro, onde ficou nove dias a espera de uma cirurgia, que só poderia ser feita no HU.
De acordo com informações de amigos da idosa, mesmo sendo transferida para a unidade no dia 05 de agosto, ela ainda passou dois dias em uma maca no corredor do Hospital. Ainda segundo as informações, durante a espera, dona Neneca passou a respirar com dificuldades e pegou uma infecção que agravou ainda mais o seu quadro.
Em nota, a equipe de assessoria de comunicação do HU-Univasf fez esclarecimentos sobre o caso.
Veja a nota na íntegra:
Antes de qualquer esclarecimento, toda a comunidade hospitalar do HU-Univasf expressa sentimentos de condolência e respeito aos familiares e amigos da Sr. Alvina Maria Nabuco de Araújo; torcendo também para que haja consolo no coração de todos que sofrem com sua partida. Sobre o caso em questão, o Hospital acolheu a paciente em 05 de Setembro, vinda do Hospital Regional -Juazeiro-BA. A Srª Alvina chegou ao HU-Univasf já com a saúde bastante fragilizada, o que inviabilizou totalmente a possibilidade de intervenção cirúrgica imediata. Assim, coube à equipe multiprossional do Hospital Universitário empreender todos os esforços possíveis para reabilitar o quadro clínico da paciente. Infelizmente, mesmo com toda a dedicação profissional, mobilização técnica e acolhimento dedicados à Srª Alvina nos últimos quinze dias para reabilitá-la e assim tornar possível o procedimento cirúrgico, não foi possível reverter o quadro clínico e a paciente veio a óbito em 20 de setembro. Assim, estando disponível para prestar quaisquer informações necessárias, o HU-Univasf mais uma vez lamenta a partida da Srª Alvina Maria Nabuco de Araújo e se solidariza com todos que estiveram envolvidos nessa luta.