Sobradinho encerra o “Setembro Amarelo” com a realização do I Fórum de Sobradinho sobre Prevenção ao Suicídio

0
Em mais uma ação de prevenção ao suicídio e atendendo ao chamamento do “Setembro Amarelo”, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou na manhã de hoje (27) na Câmara de Vereadores, o I Fórum de Sobradinho sobre Prevenção ao Suicídio.
 
O evento contou com a mobilização das equipes do CRAS, e CAP’S, que incentivaram a participação dos usuários dos serviços a fazerem uma reflexão sobre o tema.
 
O palestrante foi o psicanalista Sílvio Guimarães, do CVV – Centro de Valorização da vida, que abordou o tema, falando dos fatores de risco, da prevenção e da importância da família e da sociedade se engajarem nesta luta em defesa da vida, a epidemiologia, o processo e identificação dos sinais.
 
“O suicídio é um fenômeno complexo que envolve múltiplas causas e que afeta, além de suas vítimas, os sobreviventes. Envolve profissionais de saúde e outros setores direta ou indiretamente que lidam com o problema do cotidiano, portanto é necessária a participação de toda sociedade na prevenção”, explicou o psicanalista Clínico, Sílvio Guimarães.
 
O Centro de Valorização da Vida, CVV, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas, todos os dias.
 
“Este tema ainda é um tabu na sociedade e na mídia. As discussões começaram a se aprofundar recentemente, diante do aumento do número de casos de suicídio em todo o país. Segundo as estatísticas, 32 pessoas morrem por suicídio no nosso país, por dia. Sobradinho está atento a esta questão e fazendo a sua parte na luta contra o suicídio”, declarou Josefa Moreira, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
 
Segundo os dados do Ministério da Saúde no Brasil, em 2012, houve 11.821 suicídios oficialmente registrados; 1 Suicídio a cada 40 segundos no mundo e 1 a cada 45 minutos no Brasil (32 suicídios por dia) e para cada suicídio consumado, se estima que haja 26 tentativas.
 
O Fórum encerrou a programação do “Setembro Amarelo” em Sobradinho, que foi marcado por uma série de palestras e rodas de conversas com a comunidade sobre o tema.
 
Estiveram presentes o Chefe de Gabinete, Cicero Alves, a Secretária de Administração e Fazenda, Maísa Torres Sanjuan, a Secretária de Planejamento Érica Barros, vereadores, o Tenente Hugo Brandão Coelho representando a 96º CIPM, representantes de igrejas, do Conselho Tutelar, alunos da rede municipal, representantes da sociedade civil organizada e pessoas da comunidade.
Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome