Nesta quinta-feira (28) a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, divulgou a lista com as 24 músicas classificadas para o Festival Edésio Santos da Canção, que acontecerá de 30 de novembro a 02 de dezembro.
A triagem das músicas inscritas aconteceu no último final de semana, em Salvador, na Fundação Cultural do Estado da Bahia e foi feita pela curadoria do festival, composta por Eduardo Sepúlveda, vocalista da banda Diamba, pelo produtor e programador musical, Nairo Elo e pelo produtor musical Luciano Rocha..
As 24 músicas classificadas foram publicadas no Diário Oficial do dia 27 de setembro, e estão disponíveis na secretaria e no site da Prefeitura.
Após a divulgação das classificadas, surgiram especulações de que algumas músicas não atendiam aos critérios de ineditismo e originalidade, o plágio, exigidos pelo edital do festival.
Na manhã de hoje o músico juazeirense Charles Eluran, participando do Palavra de Mulher na Web, quando divulgava o show “Tributo a Legião Urbana”, que será realizado no dia 11 de outubro no Alpendre Bar, ventilou o assunto, afirmando ter conhecimento de que uma das classificadas já teria sido gravada, não sendo, portanto, inédita. “Sei de uma que já tem até clip gravado”, disse o músico.
A Produção do Preto No Branco entrou em contato com o gerente de cultura do município, Ramon Raniere, para confirmar a informação e apurou que já chegaram até a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, algumas denúncias sobre canções classificadas que não atendem aos critérios do edital.
O gerente informou ainda que após a divulgação da lista das selecionadas, o edital prevê um prazo para apresentação de denúncias e recursos. Este prazo terminaria hoje (29), mas foi estendido até a próxima segunda-feira (2), já que houve um atraso de um dia na divulgação do resultado.
“Quem tiver alguma denúncia ou consideração a fazer quanto as músicas classificadas, terá até a próxima segunda-feira para apresentá-las, formalmente, à secretaria. O edital prevê o instituto do recurso. Recebemos algumas denúncias em relação ao plágio, auto plágio, o que fere ao critério de originalidade e também em relação ao não ineditismo de algumas canções selecionadas”, disse Ramon.
Ele também afirmou que após julgados os recursos, uma segunda lista poderá ser divulgada.
“Os envelopes com todas as canções inscritas foram abertos em Salvador, pelos curadores do festival que fazem a triagem das músicas. Se houve alguma inscrita que não corresponde aos critérios do edital, uma segunda lista poderá ser divulgada. O edital é muito claro neste sentido”, concluiu Ramon.
Clique aqui e veja as músicas selecionadas
Da Redação