Paisagens ribeirinhas captadas pela atenta sensibilidade do fotógrafo Samuel Morais como um apelo à salvação do rio São Francisco prometem fascinar os visitantes na exposição ‘Além do Velho Chico’. A exposição está aberta ao público a partir de hoje (2) e vai até o dia 6 de outubro, no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia.
Em ‘Além do Velho Chico’ Samuel apresenta as belezas que margeiam e compõem os vários cenários do São Francisco. O público terá a oportunidade de conhecer e se encantar com a famosa Ilha do Fogo, incrustada entre as duas maiores cidades do seu leito, Petrolina-PE e Juazeiro-BA; com as ruínas da cidade de Remanso, que foram cobertas pelo lago após a construção da barragem de Sobradinho e que agora com a baixa vazão reapareceram. Tem ainda o lado místico dos ribeirinhos e a luz que o sertão mistura com suas águas correntes, além de outras importantes e simbólicas paisagens ao longo desse rio tão importante para todo o Brasil.
“A exposição nasceu na verdade desse sentimento de impotência que a gente tem de estar vendo o Rio São Francisco se acabando, cada geração passando menos informações pra outra sobre as lendas, belezas e tradições do Velho Chico. A gente quer chamar a atenção de uma forma positiva, mostrando as belezas que o rio tem, as pessoas precisam além de admirar, ter alguma iniciativa para que a gente reaja e pelo menos provoque a questão da revitalização que foi e é tão pouco trabalhado”, disse Samuel.
O convite para a primeira apresentação de Samuel Morais na capital baiana partiu do deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), que ficou encantado com o seu trabalho após prestigiar a exposição ‘ResilienteCaantiga”.
Da Redação
Foto: Juliano Ferreira