O levantamento feito na Bahia apontou as dez profissões que tiveram a maior alta salarial no estado em 2017, se comparado a 2016. Segundo uma pesquisa do site de emprego Catho, os aumentos variaram entre 11,5% e 20,5%, índice muito superior à inflação do ano passado, que deve ficar abaixo de 5%. O levantamento foi baseado nas vagas divulgadas pela empresa e nos salários médios pagos.
As profissões apontadas na pesquisa com maior aumento salarial no ano passado foram: analista de Call Center; instrutor de qualidade; programador; analista administrativo; farmacêutico; analista financeiro; geólogo; fisioterapeuta Home Care; analista de TI e analista jurídico.
O gerente de Business Intelligence da Catho, Fabrício Kuriki, explicou que o aumento salarial acima da inflação para essas profissões está ligada ao cenário atual do mercado de trabalho brasileiro, pois alguns desses setores crescem mesmo com o cenário econômico retraído.
Já para outros cargos, como os ligados às áreas de saúde, por exemplo, Kuruki explica que o Brasil passa por um processo de envelhecimento da população, além da busca das pessoas por uma vida mais saudável, e as carreiras ligadas à saúde tendem a ser mais valorizadas.
Seis carreiras em alta para 2018
As áreas com mais contratações previstas para 2018, segundo um estudo da empresa com base na análise de dados da companhia e também por meio de pesquisas conduzidas com recrutadores são:
Educação Física / Fitness; Farmacêutica; Marketing Digital e E-commerce; Engenharia com foco em Agronegócios; Tecnologia da Informação e Big Data.
Bocão News