“A ordem era para que os policiais apenas observassem a manifestação, sem intervenção”, diz Comandante sobre ação da Rondesp no Pró Lula

4

O Portal Preto No Branco publicou uma reportagem sobre a atuação de policiais da Rondesp,durante a manifestação realizada hoje (23) por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-PE, como parte de uma série de eventos programados em todo Brasil, em prol do ex-presidente Lula.

A ação dos policiais foi registrada em um vídeo enviado a nossa redação e nas imagens é possível visualizar os polícias chegando ao local e utilizando bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Ao descerem armados dos veículos, PM’s aparecem empurrando algumas pessoas presentes no ato, apesar da organização solicitar que os oficiais dialogassem com os coordenadores da manifestação.

Veja o vídeo:

Presente no ato, o ex-vereador de Juazeiro e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, aparece nas imagens sendo empurrado por um policial.

Em entrevista ao PNB, Tiano Felix lamentou o fato.

“Nosso movimento era um movimento pacífico, ordeiro e de caminhada. Seguíamos o fluxo previsto e quem provocou todas as paradas foi a própria Rondesp. Uma ação infelizmente despreparada, porque em momento algum o comando das equipes policiais que estavam lá a serviço, buscou algum diálogo com os manifestante. O que houve foi uma ação repressiva da Rondesp, com gás de pimenta, como bomba de efeito moral, com ataques fortes contra trabalhadores e trabalhadoras. A ação que gerou a minha intervenção, foi a agressão por parte de um policial contra uma mulher. A forma truculenta como ele a abordou e a jogou no chão”.

Tiano Félix também esclareceu a informação que circulou na imprensa local de que existiam manifestantes utilizando facões, o que teria motivado a ação policial. “ Esses instrumentos jamais são usados como armas. É natural em qualquer ato do nosso movimento, a utilização de instrumentos de trabalho, principalmente a foice e o facão, que representam a história e a luta dos trabalhadores. (Clique aqui e veja a matéria completa)

Nossa reportagem entrou em contato com o Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN que nos informou já ter conhecimento do fato.

“No instante em que tomei conhecimento, mantive contato via celular com o ex-vereador Tiano solicitando dele um documento informando os fatos, para que eu abra um procedimento administrativo.Vamos apurar com rigor os fatos. Antes de falar com Tiano, já havia determinado ao Comando da RONDESP o recolhimento das Guarnições. Preciso ouvir os policiais, mas em princípio a ordem era para que os policiais apenas observassem a manifestação, sem intervenção. O Comando do CPRN, assim que tomou conhecimento do acontecido, adotou medidas para conter o fato e orientou ao vereador a documentar para o CPRN, a fim de instaurar apuração administrativa”, esclareceu o Comandante.

Da Redação por Sibelle Fonseca

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a Rondesp! O direito da maioria não pode ser suprimido em detrimento da minoria. Sem contar que ação foi no intuito de dar apoio aos policiais rodoviários federais que estavam sendo ameaçados com facões! OBRIGADO RONDESP!

  2. PARABÉNS RONDESP!!
    O que foi feito foi absolutamente dentro da lei….a proteção ao cidadão que transita na ponte tem o supremo direito de ir e vir..
    Esses bando de desocupado infringe a lei..surrupiando os nossós direitos e ainda acha quem os apoie.
    Esses policiais mereciam receber uma medalha.
    Não tem que se afrouxar não. .diante dos “mimimimi” essa é conversa de homem frouxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome