Estudantes plantam mudas da Caatinga na Semana do Meio Ambiente

0

(foto: divulgação)

Não chegava a ser um projeto de vida nem muito menos um sonho a realizar, os pequenos Adriele Teles e Elian Mendes queriam simplesmente ter uma plantinha para eles mesmos plantar e vê-la crescer.

A menina, aluna da Escola Caxangá, em Juazeiro – BA, e o menino, estudante do colégio Anézio Leão, em Petrolina – PE, realizaram esse desejo nesta terça-feira (4), durante a Semana do Meio Ambiente.

Mais de 1.000 mudas de espécies da Caatinga, a exemplo de jatobá, ingazeiro, ipê e pata de vaca, foram distribuídas entre alunos da rede pública municipal durante todo o dia. A iniciativa, idealizada pela Agrovale em parceria com as secretarias de Educação dos municípios, começou logo pela manhã nas Vilas Eduardo e Eulália, em Petrolina.

Os 800 alunos do Ensino Fundamental I e II (com idades entre 6 e 12 anos) das escolas Anézio Leão e Monsenhor Bernadino participaram de uma palestra interativa de educação ambiental e receberam, cada um, uma muda da Caatinga para incentivar o plantio em suas residências.

Segundo a Secretária Executiva do Programa Municipal de Educação Integral (ProMei), da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina (SEDUCE), Francis Teonilia, as comemorações desse ano tiveram um toque especial. “Os alunos além de levarem para suas casas as mudas, com o compromisso de cuidar delas, também foram instruídos para colocarem seus próprios nomes nas futuras árvores”, ressaltou.

Durante a tarde, as atenções se voltaram para Juazeiro, onde a equipe de agrônomos e técnicos ambientais da Agrovale, ministrou a palestra e em seguida acompanhou os 108 alunos da escola Caxangá nos plantios das mudas.

As comemorações continuam nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com os 600 estudantes da escola Mandacaru, na zona rural de Juazeiro, recebendo a mesma programação. O início está marcado para às 8h30.

De acordo com a secretária de Educação e Juventude de Juazeiro (SEDUC), Lucinete Alves, a programação além de conscientizar e incentivar o sentimento de pertencimento entre os alunos vai permitir ainda a ampliação do benefício para estudantes de outras escolas do município. “O melhor desta parceria com a Agrovale é que vamos dar continuidade as palestras e as doações de mudas da Caatinga com visitas mensais às escolas até o final deste ano”.

A coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, lembrou que a iniciativa faz parte do projeto socioambiental da empresa que já atende 14 municípios e 90 entidades da região. As doações são aproveitadas em projetos de arborização urbana, recuperação de áreas degradadas, repovoamento e reflorestamento, visando ainda a preservação da Caatinga, ecossistemas e das matas ciliares do Rio São Francisco.

“É nossa intenção concluir 2019 com a doação de 72 mil mudas entre prefeituras, entidades e escolas da rede pública de Juazeiro e Petrolina”, pontuou Thaisi Tavares.

Ainda nesta quarta-feira (5) as comemorações da 10ª Semana do Meio Ambiente da Agrovale serão encerradas às 13h com a realização de ações de educação ambiental na empresa sucroalcooleira.

Clas Comunicação e Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome