PRF notifica Prefeitura de Petrolina sobre realização do São João 2020 no antigo Ceape

0

 

(Foto: PMP)

 

A Prefeitura de Petrolina-PE foi notificada, com ressalvas, nesta terça-feira (17), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre a realização do São João do Vale de 2020 no novo Pátio de Eventos, que será construído na área do Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape), às margens da Avenida 7 de Setembro. A festa vinha sendo realizada no Pátio Ana das Carrancas, no bairro Cosme e Damião.

Durante entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM, o Inspetor da PRF, Paulo Lima, declarou que “o local é impróprio para se fazer o São João porque não tem condições de suportar um público e estrutura tão grande. No parecer, a PRF se manifesta contrária à realização do evento naquele espaço, se o prefeito se sensibilizar, ele tomará a decisão certa”, afirmou Paulo Lima.

Paulo Lima declarou ainda que com a realização do evento, haverá uma grande quantidade de pedestres no local e que isso poderá ocorrer o “estrangulamento” de algumas vias, por se tratar de uma área residencial. “Não tem escoamento, vai misturar pedestre caminhando, veículos parados e não tem acostamento”, concluiu o inspetor.

Em resposta, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emício Junior, afirmou que após da PRF o assunto será discutido. “Acabamos de receber o Ofício da PRF, na qual são expostas algumas considerações do órgão, que vamos responder e, conforme é proposto, nos reunirmos para discutir todas essas questões”, informou.

Abaixo-assinado

Um abaixo-assinado foi criado por moradores do Bairro Kilômetro Dois, solicitando a prefeitura que o novo Pátio de Eventos seja construído no Bairro Pedra Linda, como já havia sido proposto anteriormente. No documento, os comunitários destacam diversos motivos para o pedido.

“A maioria das casas é antiga, de muro baixo e não são protegidas por sistema eletrônico de segurança. O espaço do antigo CEAPE, onde provavelmente querem o pátio de eventos, é muito próximo da área residencial. Estará submetendo os moradores do bairro à perigo. Nesses eventos, quase sempre há muitos roubos a residências e veículos, não se tem como evitar”, elencaram os moradores.

Eles se preocupam ainda com a saúde e sossego de idosos que residem no bairro. “A maioria dos moradores idosos também estão debilitados pela senilidade e também muitos recebem assistência médica domiciliar, precisam do acompanhamento de cuidadores e que estes tem que estar de sobreaviso no caso de algum transtorno de
saúde. Como o bairro é antigo, um dos primeiros bairros de Petrolina, é um bairro que cresceu em volta de uma praça, e os moradores do bairro, principalmente idosos, ainda tem o hábito e costume de sentar nas calçadas como suas cadeiras e tem bons relacionamentos uns com os outros, e que com um evento como esse próximo. Isso se
tornará inviável. O evento tirará a paz e a tranquilidade dos moradores, além de os estar submetendo à perigo constante enquanto tiver ocorrendo o evento”, acrescentaram.

Clique aqui e veja o documento

Em nota, a prefeitura declarou que vai trabalhar para reduzir as possíveis perturbações que a instalação do novo Pátio de Eventos pode causar aos moradores do bairro KM2. A gestão destacou ainda que “durante o período junino a segurança sempre é reforçada no entorno do evento, com a presença da Guarda Civil Municipal, e dentro da festa há a presença de segurança privada e das Polícias Civil e Militar. Reitera também que o São João de Petrolina é uma festa segura e que neste ano não foi registrada nenhuma ocorrência grave durante o período”.

A prefeitura  também destacou a importância do São João e Petrolina para o fomento da economia e do turismo do município. “Em 2019, o evento movimentou R$ 228 milhões, gerou quase 20 mil empregos diretos e indiretos e atraiu milhares de turistas. A realização da festa é de interesse público e traz benefícios para a população em geral, o que supera qualquer interesse privado. Pontua ainda que o antigo pátio de eventos está localizado em área residencial – próximo aos bairros Ipsep e Cosme e Damião, por exemplo – e, ainda assim, a festa ocorreu no espaço de 2012 a 2019”, concluiu.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome