‘Democracia em Vertigem’ entra na pré-lista do Oscar

0

 

O documentário ‘Democracia em Vertigem’, da diretora mineira Petra Costa, entrou na pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020 de melhor documentário. A lista final, com apenas cinco filmes, será divulgada no dia 13 de janeiro. Na categoria de melhor filme internacional, porém, o Brasil apostou no drama ‘A vida Invisível’, de Karim Aïnuz, mas ficou de fora do Oscar 2020.

Lançado pela Netflix em junho de 2019, ‘Democracia em Vertigem’ mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil. O filme foi eleito o melhor documentário do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (Apca). Esta é a primeira indicação ao Oscar de Petra Costa, 36 anos, que também assina os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio.

A Academia também anunciou, nessa segunda-feira (16), os dez filmes pré-selecionados para a disputa pelo Oscar de melhor filme internacional. O Brasil concorreu com ‘A vida invisível’, de Karim Aïnouz, ao lado de títulos como o coreano ‘Parasita’, de Bong Joon Ho, e ‘Dor e Glória’, de Pedro Almodóvar, ambos selecionados. Este ano, houve um número recorde de indicações na categoria: 93 países submeteram filmes, sendo que Gana, Nigéria e Uzbequistão participaram pela primeira vez.

Para estar apto a concorrer na categoria, o filme deve ter mais de 40 minutos, com produção fora dos Estados Unidos e diálogo predominante em outra língua que não seja o inglês. Após receber as indicações de todos os países, a Academia faz uma pré-seleção (que este ano vai contar com dez filmes). As nomeações finais, com apenas cinco títulos, será feita no dia 13 de janeiro de 2020, e o vencedor será conhecido durante a 92ª cerimônia do Oscar, que acontece no dia 9 de fevereiro de 2020.

 

Fonte Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome