(foto: arquivo)
Proprietários e/ou responsáveis por bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos alimentícios devem adequar seus empreendimentos com caixas coletoras de gordura antes de fazer a ligação na rede. A licença ambiental está valendo a partir desse mês de janeiro com este item instalado no local, conforme informou a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) de Juazeiro.
Apesar de ser estabelecido na Lei Complementar 018/2016, que rege sobre o Código de Polícia Administrativa, a necessidade da instalação da caixa de gordura, alguns empreendimentos na cidade não o fizeram, e a fiscalização ambiental já notificou e autuou os empreendimentos, mesmo assim alguns insistem em continuar trabalhando sem a instalação deste equipamento.
De acordo com o Secretário da SEMAURB, Jadson Barros a lei existe e precisa ser cumprida. “Temos uma lei em vigor e precisamos que ela seja cumprida, a nossa equipe está comprometida e a fiscalização existe. Em áreas com empreendimentos alimentícios que não possuem a caixa coletora de gordura foi possível notar obstrução da rede de águas servidas com presença de muita gordura que forma uma barreira, impede o escoamento da água e acabava estourando os poços de visita, ocasionando transtornos aos moradores próximos e demais transeuntes. Precisamos regularizar todas essas questões e para isso, vamos começar pelas licenças, só serão emitidas com todos os itens de segurança instalados”, destacou.
Da Redação