O governador Rui Costa (PT) se pronunciou no fim da manhã desta sexta-feira (18), no Twitterm sobre o vídeo publicado por Roberto Alvim, exonerado do cargo de Secretário da Cultura do Governo Federal.
Rui fez uma relação com a pluralidade cultural da Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (17), em Salvador, para dizer que na terra se prega “respeito”. O petista lamentou que os que estão à frente da “gestão da cultura” no país estão “no campo oposto”.
“Absurdo. Inaceitável. Não podemos tolerar qualquer tipo de apologia ao regime nazifascista, que gerou pânico, terror e violência no mundo, principalmente nas décadas de 30 e 40. Qualquer tipo de menção positiva à violência e à crueldade devem ser combatidas firmemente.”, escreveu.
A reação do governador foi paralela ao anúncio do Palácio do Planalto, que decidiu pela exoneração de Roberto Alvim
No vídeo, além da música de fundo de uma ópera de Richard Wagner, considerada por Hitler em sua autobiografia como determinante na sua vida, e a estética da cabelo do próprio ex-secretário, o discurso traz grande semelhança com o de Joseph Goebbels, principal propagandista do nazismo.
BNews