Juazeiro: Seduc esclarece sobre fechamento da antiga Casa do Menor; presidente convoca comunidade para discutir a mudança

0

(foto: divulgação)

A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (SEDUC) anunciou que irá fechar a Escola Fundação Juazeirense Promocional do Menor (Promenor), localizada no bairro Lomanto Junior, e transferir os alunos matriculados na instituição para a Escola Helena Celestino Magalhães, que fica situada no bairro Castelo Branco.

De acordo com a Secretaria de Educação, a escola vinha funcionando em um prédio alugado, com a estrutura bastante comprometida, que já não mais oferecia condições confortáveis para alunos e professores. E por não pertencer ao município, a prefeitura não poderia realizar alterações estruturantes, conforme explicou a secretária Lucinete Alves.

“Como o prédio não pertence ao município não é possível fazer melhorias em sua estrutura. Com a mudança os alunos da unidade terão os mesmos benefícios que tantos outros alunos da nossa rede, que já receberam escolas reformadas, climatizadas ou ampliadas. A Educação continua sendo nossa prioridade e tudo foi pensado visando tão somente a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.

Em conversa com o PNB, Joseane de Oliveira, que tem um filho de 6 anos e outro de 5, que estão no 1º ano e no infantil IV, respectivamente, e que estudam na instituição, disse que, de início aprovou a mudança, mas se queixa da falta de informação sobre a relocação, o que vem deixando pais de alunos e funcionários apreensivos.

“Pensei que seria uma alternativa boa, mas estou percebendo que não. Disseram que os alunos serão relocados, mas estamos sem saber como precisamos proceder. Se precisamos realizar a matrícula novamente, ou não. A Escola Helena também não tem creche. Para onde elas irão? Todos estamos com muitas dúvidas”, queixou-se  Joseane.

A redação do PNB procurou a Seduc para esclarecer as dúvidas da leitora e demais pais de alunos sobre a mudança. Segundo a assessoria do órgão, a relocação dos professores e servidores administrativos da instituição, acontecerá automaticamente, ou seja, eles “seguirão lotados na unidade, alterando apenas o local de trabalho que passa a ser a Escola Helena Celestino Magalhães”. Da mesma forma acontecerá com os alunos já matriculados na Promenor. Os alunos da casa não precisarão efetuar as matrículas, eles passarão automaticamente para a nova escola. Em relação aos alunos da Educação infantil, a Seduc informou que está sendo feita uma intervenção estrutural na escola Helena Celestino, para que as crianças tenham um espaço adequado.

A Promenor, ou “Casa do Menor”, como ficou conhecida em Juazeiro, foi fundada em 1997 através de uma iniciativa do comunitário Juju Café, com o apoio do ex-bispo da cidade, Dom José Rodrigues, e do ex-prefeito Jorge Khoury.

Para discutir a mudança, o Presidente da Fundação Juazeirense Promocional do Menor (Promenor), Mário Gomes, está convocando uma reunião para amanhã (21), na própria instituição, a partir das 19h30. O presidente convida pais de alunos, ex-alunos, ex-professores, representantes do bairro e comunidade em geral para participarem do encontro.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome