9º Grupamento de Bombeiros Militar entra em estado de alerta por conta das chuvas na região

0

 

 

As chuvas voltaram a cair no Vale do São Francisco, e apesar de trazer esperança para os agricultores e amenizar as altas temperaturas da região, o período chuvoso, comum nesta época do ano, também traz alguns riscos.

Em Juazeiro-BA, o 9º Grupamento de Bombeiros Militar entrou em estado de alerta para atender ocorrências comuns neste período, como desabamentos, alagamentos de residências, quedas, choques, colisões, entre outras. De acordo com o Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro, todo o material necessário está a postos e a tropa está em prontidão constantemente.

(Foto: 9º GBM)

Ainda de acordo com o Tenente, apesar das chuvas em Juazeiro e região, até o momento não houve ocorrências deste tipo.

Para evitar acidentes, algumas medidas devem ser tomadas antes, durante e após as chuvas fortes. Veja:

Antes:

Verificar a previsão do tempo e procurar local abrigado (residência, local do trabalho, etc)

Durante:

Se estiver dentro de um veículo, permanecer em seu interior, mantendo vidros fechados; Não tentar se proteger debaixo de árvores, postes; Dentro de casa, afastar-se da fiação elétrica, evitar usar objetos metálicos, desligar os registros de gás e de eletricidade, evitar utilizar equipamentos eletrônicos, até mesmo o celular; Deve-se ter um cuidado especial com crianças, por conta do comportamento infantil, e com idosos, que também são muito vulneráveis, a fim de evitar quedas em terrenos escorregadios ou atingidos por descarga elétrica; O Corpo de Bombeiros recomenda ainda que as pessoas permaneçam em suas residências em caso de falta de energia elétrica provocada pela chuva.

Após:

Em caso de local inundado, pedir ajuda para se deslocar, pois há risco de a pessoa ser levada pela correnteza; Deve-se tomar cuidado com buracos, bueiros, evitar contato ao máximo com a água desses espaços, a fim de evitar o contágio de doenças; O atendimento do Corpo de Bombeiros funciona de forma integrada com a Polícia Militar. A população pode acionar o serviço pelo número 193 ou através da Polícia Militar, no 190, para informar sobre vítimas ou solicitar apoio.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome