“Apreciação”: Cantora juazeirense, Josyara, lança videoclipe filmado na festa de Iemanjá

0

A realização se dá em parceria com Tiago Di Mauro e Peter Culshaw, diretor britânico autor da biografia de Manu Chao

 

(Cantora, compositora e instrumentista Josyara)

 

Nessa sexta-feira, 31 de janeiro, a cantora, compositora e instrumentista Josyara expande ainda mais as fronteiras de seu primoroso trabalho: está sendo lançado para o mundo o videoclipe de Apreciação, primeira das doze faixas do disco Mansa Fúria, de 2018, gravado pelo selo Natura Musical. Filmado nesse mesmo e simbólico período do ano passado, o clipe que homenageia a Rainha do Mar é uma parceria da artista com o produtor e curador Tiago Di Mauro, da Infinita Productions, e com o diretor britânico Peter Culshaw. Uma ponte entre-mares que se encontrou nas encruzilhadas da Bahia para ofertar, um ano depois, esse canto-homenagem. Desfrutemos!

(Produtor e curador Tiago Di Mauro)

“Eu estava produzindo um episódio do documentário Transe Missão: Bahia do Peter Culshaw, sobre divindades femininas e ele me pediu pra encontrar uma cantora da nova geração que pudesse falar de Iemanjá. Me veio à cabeça Josyara, que eu havia acabado de conhecer. Rodamos a entrevista no Santo Antônio Além do Carmo, o dia era lindo, e eu sugeri ao Peter que captasse mais imagens e dirigisse um videoclipe dela. Ali mesmo começamos a filmar, tudo muito rápido”, comenta Tiago Di Mauro, produtor e responsável pelo encontro e execução do projeto. O clipe começa na praia de Imbassaí, no litoral baiano, transita entre imagens da festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, do show de Josyara neste mesmo dia e, por fim, ganha as interferências gráficas da artista visual Natalia Arjones, autora também da foto de capa de Mansa Fúria e da composição artística que integra o encarte do álbum.

(Josyara)

 

Depois do lançamento do seu segundo disco (o primeiro é o Uni Versos, de 2014), a artista juazeirense alçou voos marcados pela forte personalidade na música que faz. Longe de cumprir com a previsibilidade dos estereótipos, ela vem mostrando que é possível, sim, ser universal sem deixar de ser regional. E faz isso com maestria. Recebeu os troféus de Melhor Instrumentista e Escuta As Minas pelo WME Awards, foi indicada Revelação do Ano pelo Prêmio Multishow, circulou por grandes festivais do país e, em junho de 2019, chegou pela primeira vez na Europa. Em Londres, conheceu Peter Culshaw por intermédio de Di Mauro, cidade onde atua com a Infinita Productions, uma das poucas produtoras fora do Brasil focada em conteúdo brasileiro, sendo ele também o responsável pelo seu show de estreia na capital inglesa que lotou a Servant Jazz Quarters. “2019 foi um ano de dor pra cultura do Brasil. Todos os movimentos de arte sofreram restrições. Para uma artista jovem, no seu segundo álbum, Josyara nadou contra a corrente e viveu um ano na carreira dela que valeu por uma década. Mesmo sendo resistência”, afirma Tiago.

(Diretor britânico Peter Culshaw)

Para Culshaw, escritor, diretor desse videoclipe e um dos maiores pesquisadores de música que temos em ação, “essa é a geração de músicos baianos mais talentosos desde a Tropicália. Josyara é um exemplo fundamental disso”. Ela diz que a relação com o mar está intimamente ligada ao seu processo de criação, tanto nas composições quanto nas referências musicais, remetendo à saudade de casa e à “lembrança de ser livre”. “O dia 2 de fevereiro é um dos meus dias preferidos do ano todo. Faço questão de estar em Salvador, perto do mar, reverenciando a mãe de todos nós. A festa de Iemanjá é a única do nosso calendário que leva o nome de uma entidade africana e feminina, isso é muito representativo. Toda homenagem a Ela ainda é pouca”. Josyara se apresenta nesse domingo (2/2) no Lálá Multiespaço, na Praia da Paciência, às 15h. Gratuito.

 “Quando você for ver o mar
Seus olhos mergulhar na casa de Iemanjá
A Bahia de todos os Santos vão abençoar
E verá seu interior festejar
A lembrança de ser livre…”

Assista ao clipe de Apreciação:

 

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome