Prefeitura de Petrolina diz que administração da Ilha do Fogo passará a ser responsabilidade de Juazeiro

0
(Imagem ilustrativa)

Um dos principais pontos turísticos da região do Vale do São Francisco, a Ilha do Fogo, que atualmente está sob os cuidados da Prefeitura de Petrolina, pode passar a ser administrada pelo município de Juazeiro. A mudança se dá em meio a um novo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para redefinição dos limites territoriais dos municípios.

A ilha transformou-se em um caldeirão de problemas, decorrentes da ausência dos poderes públicos. Quem frequenta o local, reclama do acúmulo de lixo nas lixeiras e também na faixa de areia, como também da falta de segurança. O PNB já noticiou casos de agressões, também praticados por policiais, homofobia, tentativa de estupro, assédio sexual, brigas e confusões. Problemas de infraestrutura também incomodam os banhistas, que reclamam da rampa que dá acesso ao rio, e da falta de banheiros.

[new_royalslider id=”175″]

(fotos: arquivo)

De acordo com Prefeitura de Petrolina, o IBGE realizou um estudo para definir os limites entre Pernambuco e Bahia e constatou que as Ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro, e a ilha do Massangano, a Petrolina. Segundo a nota da gestão, o processo está em andamento (veja na íntegra abaixo).

A Prefeitura de Juazeiro, entretanto, disse que não foi oficializada sobre a decisão.

Nota na íntegra

“A Prefeitura de Petrolina esclarece que Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo a pedido do Ministério Público de Pernambuco, para definição dos limites entre Pernambuco e Bahia. Foi constatado que as ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro (BA), já a Ilha do Massangano pertence a Petrolina. Informa ainda que em outubro foi realizada uma audiência pública com representantes do IBGE, SEI Bahia, Condep-Fiden de Pernambuco e das procuradorias dos dois estados, para discutir a definição dos limites territoriais. Na ocasião, foi definida a criação de um Projeto de Lei para que a divisão seja regulamentada. O processo está em andamento”.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome