Carnaval de Juazeiro: o que você precisa saber sobre limpeza, saúde e ações sociais

0

(foto: arquivo)

O Carnaval de Juazeiro começa nesta sexta-feira (7). Mais de 80 artistas, entre estrelas nacionais e músicos da região, comandam a folia nos três polos carnavalescos: Ivete Sangalo (Adolfo Viana); Luiz Galvão (Praça São Tiago Maior) e João Gilberto (Orla 2). A expectativa é que a festa atraia mais de 100 mil foliões a cada dia.

O PNB preparou uma série de reportagens sobre as principais dicas e informações para os foliões curtirem o carnaval com muita alegria, mas também informados sobre os principais detalhes da festa. A terceira parte da série “O que você precisa saber” traz as informações sobre saúde, ações sociais e limpeza no carnaval da cidade. Confira!

Limpeza

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) definiu a estratégia de mutirão de limpeza de todo o circuito do carnaval com o objetivo de assegurar conforto e o bem estar do folião, após cada dia de apresentação da festa momesca. Diariamente, 80 agentes públicos organizados em dois turnos irão realizar os serviços de varrição e recolhimento de resíduos. A primeira equipe trabalha das 5h às 11h e a segunda das 13h às 19h.

Para manter a eficiência dos trabalhos de limpeza pública, a SESP irá atuar de sexta-feira a domingo nos três pólos, trabalho não vai permitir o acúmulo de resíduos no circuito do carnaval, assegurando que a cidade esteja limpa a partir das primeiras horas da manhã. Paralelo às ações de limpeza para atender os foliões, a SESP dará continuidade aos trabalhos de varrição nos bairros da cidade.

Saúde

O setor de combate a endemias da Secretaria de Saúde iniciou ontem (6), uma operação realizando o bloqueio e carro fumacê com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika nas ruas que compõem o circuito e nas ruas que ficam a 300 metros dos Pólos principais.

A medida de passar com o carro fumacê pelos locais e bairros adjacentes seguirão até pós-carnaval na cidade, na próxima quinta-feira (13). Além dos circuitos, bairros adjacentes e também com índice de proliferação do mosquito irão receber o carro fumacê. As recomendações são: deixar portas e janelas abertas, quem cria animais, em especial pássaros, cobrir as gaiolas e deixá-los distante das locais abertos.

 

Coronavírus – a secretaria  tranquilizou a população sobre a presença do vírus na região e orienta a população a manter suas atividades de higiene pessoal lembrando a importância de lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar sair de casa para locais com grande presença popular com qualquer sintoma de febre e gripe, lavar bem os alimentos antes das refeições, cuidar para manter uma alimentação saudável, além da prática de atividade física sem alterações. Outra orientação da secretaria diz respeito à automedicação, pois o uso de qualquer medicação deve vir de um profissional de saúde para diagnóstico e eficácia no tratamento.

Ações sociais 

Os Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), LGBTQ + e Direitos Humano promoverão durante o carnaval antecipado de Juazeiro, pelo primeiro ano, o Observatório Racial, LGBT e de Direitos Humanos. O projeto funcionará na Casa dos Conselhos, que fica localizada à Praça da Imaculada Conceição tendo como objetivo ser um canal de denúncias direcionado às populações negras, LGBTs e outras que venham a ser vítimas de violência durante o período festivo.

Além do espaço físico, as equipes dos conselhos envolvidos e da secretaria estarão nas ruas observando, documentando e encaminhando para as autoridades competentes, casos de violação de direitos que possam acontecer. O Observatório funcionará nos três dias de carnaval, das 18h às 00h recebendo denúncias também através dos números 74-99148-7818 / 74-36121483.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome