A Guarda Civil de Petrolina-PE receberá 170 pistolas semiautomáticas, do tipo 9 milímetros, com capacidade para 18 tiros por munição. A prefeitura da cidade investiu o valor de 680 mil reais na compra do armamento.
Segundo o Prefeito Miguel Coelho, o investimento visa dar condições melhores também de proteção para os profissionais. “Não faz sentido as forças de segurança portarem revólver 38 para enfrentar bandidos com armas potentes. Em uma situação extrema, a Guarda precisa ter pelo menos condições iguais num embate. É uma medida mais preventiva e que integra um plano maior de combate à violência”, declarou o prefeito.
Miguel informou que além das pistolas, “a segurança municipal foi reforçada com novos materiais como coletes, fardas e um centro de capacitação. Também foi realizado um concurso para novos guardas, que já estão em treinamento, assim como, um investimento superior a R$ 20 milhões em iluminação pública”, concluiu.
Porte de arma de fogo
Em junho de 2018, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF ), liberou por decisão liminar porte de arma a todos os guardas municipais do país, ao suspender parte do Estatuto do Desarmamento a pedido do Diretório Nacional do DEM. A medida autoriza os profissionais a usarem arma até mesmo fora de serviço.
Da Redação