Há quarenta anos atrás, em 10 de fevereiro de 1980, surgia no cenário da política brasileira, o partido que se tornou a maior referência de esquerda da América Latina. A carta de Fundação é um marco e também um legado, para as próximas gerações de militantes.
O Partido dos Trabalhadores que praticamente nasceu no Chão das fabricas do ABC paulista, não se descuidou da luta no campo e ampliou sua atuação junto a outros segmentos da sociedade, seguindo sua missão e princípios históricos.
Aglutinando setores progressistas, o Partido dos Trabalhadores integrou-se ainda mais aos movimentos campesinos, a exemplo do MST, movimento de Mulheres, Negros, LGBTs, povos indígenas, comunidades tradicionais, artistas, intelectuais, religiosos e, todos aqueles que historicamente foram massacrados pelo modelo escravista e patriarcal das elites brasileiras.
O Diretório Municipal, através do seu presidente, celebra com a companheirada de Juazeiro, da Bahia e do Brasil os 40 anos do Partido dos Trabalhadores e reafirma seu compromisso na defesa intransigente da Democracia e dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, numa sociedade cada vez mais justa, fraterna e igualitária.
Juazeiro-Bahia, 10 de fevereiro de 2020
Luiz Felix dos Santos
Presidente do PT/Juazeiro
Diretório Municipal de Juazeiro/BA