Bolsonaro tira Onyx da Casa Civil e indica general que liderou intervenção no RJ

0

 

O presidente Jair Bolsonaro indicou o general Walter Souza Braga Netto no comando da Casa Civil da Presidência, no lugar de Onyx Lorenzoni. O militar é o atual chefe do Estado-Maior do Exército, chefiou o Comando Militar do Leste e, durante dez meses em 2018, foi o interventor militar na área de segurança pública do Rio de Janeiro.

A nomeação, se confirmada, marcará a volta por cima da ala militar do governo. Um dos grupos mais poderosos no começo do mandato de Bolsonaro, com quem sofrem identificação imediata pelo fato de o presidente ser um capitão do Exército reformado, os militares foram perdendo poder ao longo de 2019.

Em seu lugar, segundo a Folha, ascendeu a influência da dita ala ideológica do bolsonarismo no governo — comandada informalmente pelos filhos de Bolsonaro e composta por discípulos do escritor Olavo de Carvalho, que destratou inúmeras vezes generais.

Isso começou a mudar com a ida ao Planalto do general Luiz Eduardo Ramos, amigo de Bolsonaro desde os tempos de cadete. Apesar de sofrer críticas do que classifica de “serpentário” palaciano, o militar afirmou-se como um dos mais influentes assessores do presidente. Ele aparou algumas arestas em crises com o Congresso e ajudou a moderar a virulência com que os filhos do presidente, em especial o vereador Carlos, atacavam desafetos no governo.

A outra ponta do eixo renovado de poder militar no governo é o ministro da Defesa, o também general do Exército Fernando Azevedo.

Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome