Decreto suspende aulas e eventos de grande aglomeração por sete dias em Juazeiro; segundo caso suspeito de corona na cidade é notificado

0

A Prefeitura de Juazeiro, no norte da Bahia, assinou um decreto com medidas preventivas para inibir uma possível disseminação do Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, e também do vírus da Influenza A/H1N1. O documento foi apresentado durante uma coletiva de imprensa e foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (13), entrando em vigor imediatamente, com validade até o próximo dia 20.

Entre as medidas, o prefeito Paulo Bomfim (sem partido) decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino. Ofícios serão enviados às demais instituições de ensino do município, tanto da rede particular quanto do Estado, além das faculdades públicas e privadas, sugerindo que acompanhem a interrupção das aulas.

A realização de atos públicos promovidos pela prefeitura, como as inaugurações de obras, e demais eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder municipal, com expectativa de público superior a cem pessoas, também estarão suspensos.

As suspensões têm validade de sete dias. O documento também traz recomendações para estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, que devem, obrigatoriamente, deixar um espaço de dois metros entre as mesas.

Bomfim ressaltou que o objetivo do decreto não é causar pânico à população, mas proporcionar a articulação de um planejamento para impedir a existência de disseminação do novo coronavírus e também do H1N1 na cidade. Segundo a secretária Fabíola Ribeiro, todas as ações com foco na prevenção, encaminhamento, acompanhamento e tratamento dos casos suspeitos ou que venham a ser confirmados do Coronavírus e do H1N1, acontecem de forma planejada e de acordo com os protocolos estabelecidos pela Sesab e Ministério da Saúde.

As medidas podem ser reavaliadas a qualquer momento, até mesmo antes do prazo que expira em 20 de março. Paulo Bomfim também comunicou que está autorizando a aquisição de mais materiais para equipar profissionais das unidades básicas e especializadas de saúde, como álcool em gel, luvas e máscaras.

Corona – De acordo com a secretária de Saúde do município, Fabíola Ribeiro, Juazeiro tem um novo caso suspeito de coronavírus. Trata-se de um jovem juazeirense que chegou da Europa recentemente. Do ponto de vista epidemiológico, o paciente apresentou os sintomas 14 dias após ter chegado na cidade. O material foi colhido, e o resultado deve sair em breve.

Ontem (12), a SESAU informou que o primeiro caso suspeito na cidade, que havia sido notificado pelo município na última terça-feira (19), teve resultado negativo (relembre).

H1N1 – A situação é mais preocupante, entretanto, quando o assunto é a Influenza A/H1N1. Ainda segundo a secretária, houve um aumento no número de notificações no município, que até o momento registra 19 casos notificados. Desses, cinco foram confirmados, seis foram descartados, oito estão sob investigação, e um óbito foi comprovado.

Outras duas mortes estão sendo investigadas, incluindo a de uma criança que morreu ontem (12), com suspeita da doença. O outro caso é de uma paciente, que residia no bairro Tabuleiro, e que morreu nesta semana (relembre).

atualizada às 13h23

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome