Começa a valer amanhã (24), o decreto anunciado pelo prefeito de Juazeiro, no norte da Bahia, Paulo Bomfim (sem partido), com novas medidas restritivas para ampliar as ações preventivas com o objetivo de preservar a saúde da população. O nodo documento afeta, diretamente, o funcionamento do comércio, camelódromo, feiras, bares, restaurantes da cidade, dentre outros locais que costumam atrair grande público.
Na manhã de hoje (23), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro comunicou na manhã que recebeu o primeiro resultado positivo para a Covid-19. O paciente é do sexo masculino e está sendo monitorado e acompanhado pela equipe de Vigilância Epidemiológica (leia mais).
Além da prefeitura, alguns órgãos públicos, universidades, unidades de saúde e religiosas e demais estabelecimentos da cidade também adotaram medidas de prevenção por causa do risco de disseminação dos vírus.
CONFIRA O QUE MUDA
Comércio, bares e restaurantes
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 e ao H1N1 determinou o fechamento do comércio de Juazeiro por sete dias, mantendo abertos apenas supermercados, mercadinhos, padarias, açougues, casas de rações, defensivos agrícolas, e preservando o distanciamento e limite máximo de pessoas em cada ambiente. Fica limitado, entretanto, o atendimento a um número simultâneo máximo de 30 pessoas nas casas lotéricas, supermercados e bancos. No caso de hipermercados e grandes lojas, o número é de 50 pessoas simultaneamente. Deve ser garantida a distância mínima de um metro entre os usuários dos serviços.
A medida de fechamento vale também para bares e restaurantes, permitindo o funcionamento apenas para o serviço delivery. As feiras livres, o camelódromo, salões de beleza e centros estéticos também serão fechados. Farmácias, mercadinhos, casas da reações e supermercados devem disponibilizar álcool em gel 70% para higienização dos clientes. O prazo de 7 dias será reavaliado, podendo ser prorrogado a qualquer tempo.
Defensoria pública
A Defensoria Pública também anunciou que está atendendo apenas pelo Disque-Defensoria, no telefone 129. A ligação é de graça e pode ser feita pelos celulares, das 9h30 às 13h30, todos os dias da semana.
Sala do Empreendedor
A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) decidiu suspender os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor de Juazeiro, temporariamente a partir desta terça-feira (24). A deliberação tem como intuito evitar aglomeração de pessoas nesses locais, já que os trabalhos realizados na Sala são feitos de forma direta ao público. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, a população pode entrar em contato com a ADEAP, através do telefone (74) 3613-8389.
Feira de orgânicos
A Feira de Orgânicos do Vale também terá o seu funcionamento interrompido por tempo indeterminado. Pensando no bem-estar dos seus clientes, durante o tempo de recesso, os produtores de orgânicos que comercializam na feira, irão possibilitar o atendimento delivery através dos telefones (74) 99102-1764, (74) 99919-6351.
Mercado do Produtor
O acesso ao Marcado do Produtor também passará a ser restrito, impedindo a entrada de caminhoneiros oriundos de cidades com casos já confirmados de COVID-19. O decret determina que a AMA limite e divulgue o número de caminhões e carrinheiros que terão acesso por período.
Rodoviária
A prefeitura recomendou ao Governo do Estado, o fechamento da rodoviária de Juazeiro, como também recomendou a proibição do acesso de vans e ônibus do transporte alternativo/complementar à cidade e solicitou aos órgãos estaduais e federais, o controle das rodovias de acesso a Juazeiro, impedindo a entrada de pessoas oriundas de cidades com casos já confirmados de COVID-19.
Redes de assistência social
Fica estabelecida a suspensão do atendimento presencial, por tempo indeterminado, em unidades de assistência social do município. As deliberações têm como intuito evitar a aglomeração de pessoas nesses locais. A restrição vale para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Além destes, o Conselho Tutelar, a Casa do Bolsa Família e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) terão os atendimentos suspensos. Configuram-se como exceção casos de extrema urgência, que serão avaliados pelo técnico responsável, preferencialmente através de contato telefônico.
Secretarias
Está suspenso o atendimento ao público nas secretarias municipais, excluindo a Secretaria da Saúde, SAAE, SEFAZ e situações emergenciais. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) pede aos contribuintes que só procurem o órgão em caso de extrema necessidade. A pasta informa que a emissão de boletos do IPTU e TLLF podem ser feitas online, na aba ‘serviços’ do site da prefeitura, ou solicitados através dos telefones (74) 3612-3663 ou 3612-3611, canais que estão abertos também para o esclarecimento de dúvidas e a solicitação de informações.
O atendimento presencial ao público no Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro) irá funcionar em horário reduzido, das 8h às 14h, a partir desta segunda-feira (23). As mudanças valem para todos os setores da empresa, com exceção dos serviços essenciais de captação e tratamento de água, limpeza de esgoto, remoção de resíduos sólidos, coleta de lixo e retirada de vazamentos.
O SAAE reforça que a população busque atendimento presencial apenas em casos de emergência. Para facilitar, a empresa disponibiliza alguns serviços por meio de canais de comunicação, como a Central de Atendimento – (74) 3614-9800 -, pelo site oficial ou pelo ainda Instagram da empresa.
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) disponibiliza e-mails para atendimento à distância. A secretaria já se organizou para enviar e receber documentos dos servidores sem que estes precisem comparecer presencialmente ao órgão. A partir de agora, os servidores vão poder esclarecer dúvidas, pedir informação e solicitar contracheque, ficha financeira e outros documentos através dos endereços eletrônicos listados abaixo, sem precisar se deslocar até a SEGESP (veja a lista completa).
Shopping
O Juá Garden Shopping suspendeu suas atividades a partir deste o sábado (21). Farmácias, lotéricas, bancos e o posto do SAC vão funcionar normalmente, desde que evitada a aglomeração de pessoas e garantida distância mínima entre usuários. As lojas das praças de alimentação poderão continuar atendendo exclusivamente no sistema delivery.
Cinema – A Cinemark, empresa de cinema do shopping, anunciou a suspensão de seus serviços e o fechamento temporário de todos os seus cinemas no Brasil. “Como é um quadro de mudanças constantes, seguiremos respeitando as orientações das autoridades de saúde e esperamos reabrir em breve, ansiosos por recebê-lo para que as nossas salas voltem a ser o destino de momentos incríveis”, diz a nota da empresa.
Bancos
O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB) cobrou da gestão municipal o fechamento temporário das agências bancárias do município. O presidente do sindicato, Maribaldes da Purificação, solicitou uma reunião para tratar das atividades bancárias de Juazeiro. Diversas prefeituras estão fechando as agências e funcionando apenas o autoatendimento. O sindicato entende que o atendimento simultâneo de no máximo 30 pessoas em cada agência, promove o mesmo risco de disseminação do Coronavírus e H1N1. Como forma de segurança o sindicato recomenda a população utilizar os canais remotos e digitais de atendimento, a fim de evitar aglomerações.
Diocese de Juazeiro
A Paróquia Nossa Senhora das Grotas decidiu suspenser todas as celebrações, incluindo as dominicais, mesmo que ao ar livre enquanto estiverem em vigor os decretos municipais, estaduais e federais.
Fórum de Juazeiro
A 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais, visando garantir a manutenção de regular dos atendimentos de forma regulamentada, decidiu que no período de 18 a 31 de março, as atividades da 1º Vara funcionarão regularmente, mediante trabalho interno. Os alvarás serão confeccionados e assinados regularmente, sendo liberados apenas mediante transferência bancária. Também estão suspensos os atendimentos e audiências, exceto pedidos urgentes.
SAC
O atendimento ao cidadão na Rede SAC está sendo feito por agendamento desde esta segunda-feira (23). A medida abrange 37 postos da Rede, sendo 12 na capital, quatro na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 21 no interior do estado.
Conjunto Penal
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) suspendeu as visitas nas unidades prisionais do estado, incluindo o Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ), pelos próximos 15 dias. A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18), e começou a valer na quinta-feira (19).
Segundo a Seap, a decisão considerou, entre outros, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que pede medidas para o combate a pandemia. Portanto, a Seap suspendeu a visitação de organizações da sociedade civil – exceto aquelas com determinação do Núcleo de Operação e Controle Operacional, mediante análise da real necessidade.
A medida suspendeu também a entrada de pessoas sintomáticas respiratórias nas unidades prisionais. Determinou também que a Secretaria de Gestão Prisional (SGP) e a Superintendência de Ressocialização Sustentável (SRS) preparem as unidades para um possível paciente contaminado.
IPJ
O Instituto Previdenciário de Juazeiro (IPJ) suspendeu o atendimento ao público e as perícias médicas entre dias 18 e 31 de março. Nesse período, todo o atendimento e as solicitações de documentos serão realizados através do telefone (74) 3612-7007 ou do endereço eletrônico ipj2017@outlook.com, das 8h às 14h.
De acordo com o diretor-presidente do IPJ, Antônio Carlos dos Santos, a medida foi tomada com o objetivo de preservar a saúde dos segurados. Os servidores do órgão que se enquadrem nos grupos de risco para as doenças realizarão suas atividades em sistema de home office e que o expediente interno do IPJ não será interrompido.
Educação
O prefeito Paulo Bomfim (sem partido) decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino até o dia 31 de março, temporariamente. A Associação das Escolas Particulares de Juazeiro já recomendou a suspensão temporária das aulas na instituições da cidade. O governador Rui Costa (PT) também anunciou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e a Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj) decidiram suspender as atividades presenciais nos Campis de Juazeiro.
Receita Federal
Desde quarta-feira (18), a Receita Federal só realiza atendimento mediante agendamento pelo site do órgão. A decisão, que valerá inicialmente por 30 dias, foi tomada como medida preventiva para reduzir o risco de proliferação do coronavírus. Em nota, o órgão avisou que, durante esse período, não haverá distribuição de senhas.
Desta forma, os cidadãos poderão ser atendidos no horário agendado, evitando assim maior aglomeração de pessoas nos locais de atendimento. O órgão destacou que a maioria dos serviços mais procurados no atendimento podem ser realizados pela internet, no site da Receita Federal, por meio do Portal e-CAC, Chat RFB e Fale Conosco etc.
Codevasf
A sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba suspendeu o atendimento presencial até o dia 31 de março. As pessoas que precisam de atendimento devem ligar para o telefone (74) 3614-6200 ou (74) 99926-0050.
A empresa pública, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento regional atua no desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região, com ações como revitalização da bacia hidrográfica, oferta de água e estrutura de produção agrícola. Em média, antes da suspensão dos atendimentos presenciais, eram realizados de 30 a 40 atendimentos por dia na sede da Codevasf, em Juazeiro.
Câmara de Vereadores
Como medida de prevenção contra a proliferação do Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, a Câmara de Vereadores de Juazeiro-BA decidiu suspender as sessões.
Unimed
A Unimed Vale do São Francisco comunicou a suspensão das visitas estendidas nos Hospitais Unimed de Juazeiro-BA, assim como a restrição de visitas, em virtude da pandemia instalada pelo novo Coronavírus (Covid 19), como medidas protetivas aos pacientes internados, profissionais, população em geral e respeitando as práticas de diminuir o fluxo de pessoas no ambiente hospitalar, mediante o cenário nacional. Também estão suspensos os grupos, eventos e atividades de hidroginástica, solo e funcional oferecidos pelos programas do Espaço Viver Bem.
A Unimed está solicitando que os clientes que somente procurem as unidades hospitalares da cooperativa médica em casos de urgência e emergência. As consultas, exames ou cirurgias que não se enquadrem nestas categorias devem ser adiadas, segundo a diretoria, que explica a medida como forma de liberar os leitos para pacientes suspeitos e ou infectados pelo novo Coronavírus (Covid-19). A medida também busca evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e possam vir a se contaminar.
Ainda em conformidade com as orientações da ANS, o hospital destacou que o beneficiário deve evitar circular pelas ruas e dar preferência a se aconselhar com o médico ou fazer contato com sua operadora por telefone ou usando outras tecnologias.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Para onde ir – Em casos de quadro gripal que apresentam dor de cabeça, espirro, coriza e mal estar sem febre, os pacientes podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação de um profissional. Juazeiro possui 54 prédios e 63 equipes de Saúde da Família capacitadas para atendimento.
Em casos onde o quadro gripal apresente dor de cabeça, espirro, coriza, mal estar com febre e dificuldade respiratória, estes devem buscar imediatamente a rede de urgência e emergência, na cidade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) são referências no atendimento.
Para os dois sinais e sintomas a orientação da Secretaria da Saúde é manter os cuidados de higiene pessoal e alimentação saudável. As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam das 8h às 17h e no interior o funcionamento é das 8h às 13h. A rede de urgência e emergência funciona 24h.
Diagnóstico – O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
O paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
CUIDADOS
Com as mãos
1. Lave as mãos até o pulso com água e sabão antes de sair de casa, por pelo menos 20 segundos – uma dica para controlar esse tempo é cantar ‘Parabéns’ duas vezes. Se não tiver água, use álcool gel 70% – que, aliás, está sumindo das prateleiras.
2. A lavagem das mãos deve contemplar a palma, o dorso, os punhos, entre os dedos, o polegar e as unhas.
3. Repita o processo diversas vezes no decorrer do dia, principalmente antes de pegar em alimentos.
4. Evite tocar nos próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam lavadas.
5. Lave as mãos depois de tocar em maçanetas e outras superfícies de uso compartilhado.
Transporte
6. No ônibus, o melhor é manter a janela aberta para evitar a concentração do vírus. Limpe as mãos depois de segurar nas barras e corrimãos.
7. No carro, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para evitar a concentração do vírus.
Relações pessoais
8. Na escola e no trabalho, fale sem tocar. Cumprimentos de mãos, abraços ou beijos no rosto devem ser substituídos por acenos.
9. Mantenha distância de 1 metro entre as pessoas, principalmente das que estiverem doentes.
10. Fique sempre atento a quem está ao seu lado, e evite tocar nos mesmos locais de quem está com sintomas de doenças respiratórias.
11. Ao chegar em casa, não cumprimente idosos e pessoas com problemas respiratórios até que você esteja higienizado.
12. Evite shows e eventos com aglomerações de pessoas.
Higiene
13. Quando chegar em casa, tome logo banho e troque de roupa.
14. Em casa, limpe e desinfete objetos e superfícies tocadas com frequência, como celular, móveis etc.
15. Se ficar doente, fique em casa. Se não for possível, lembre-se de usar máscaras. Elas devem ser utilizadas prioritariamente por quem está doente.
16. Sempre que for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço.
17. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas, como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
Suspeita e tratamento
18. Caso tenha viajado para áreas de risco, tido contato com alguém que esteve nesses locais ou com alguém já contaminado, procure um médico e monitore os sintomas.
19. Observe. Os sintomas levam até 14 dias para se manifestar e os mais comuns são febre, tosse, e dificuldade para respirar.
20. Os casos graves são encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento.
21. Nos casos menos graves são adotadas medidas de precaução domiciliar, como repouso e consumo de bastante água, além de medicamento para dor e febre, e banho quente.
22. Pessoas em isolamento domiciliar não devem ter contato com outras, não podem sair de casa nem compartilhar objetos pessoais. O tempo de recuperação varia.
23. Fique hidratado e bem alimentado para ajudar a reforçar o sistema imunológico.
Veja também:
- Coronavírus e H1N1: prefeitura anuncia medidas protetivas para execução dos serviços de saúde em Juazeiro
- Coronavírus afeta o funcionamento de órgãos públicos como MP, Receita Federal e SAC na Bahia; veja o que muda
Da Redação
Na manhã da última quinta feira, havia restrição de entrada nos caixas eletrônicos situados na agência da Caixa. Muito acertado. Mas, a fila que se localizava no interior do River Shopping estava adensada, com muito menos distância entre as pessoas que a recomendada pelas autoridades sanitárias de todo o país. Pedi para as pessoas atrás de mim que se afastassem, já que a pessoa à minha frente estava mantendo distância. Havia inclusive pessoas tossindo na fila. Fui ignorado. Retirei-me da fila e permaneci ao lado, guardando distância. Percebi que a fila passou a me excluir. Então, chamei a segurança. Não me deram retorno, sequer me disseram que providências tomariam. Para minha surpresa, depois de muito tempo, a segurança me disse que eu tinha o direito de afastar-me da fila, mas que não iriam pedir para a fila manter afastamento “porque as pessoas são adultas’. Várias pessoas na fila se posicionaram contra e a favor. Só não perdi minha vez porque impedi a pessoa que estava atrás de mim na fila, de tomar meu lugar na hora em que o segurança da Caixa chamou para atendimento. Os seguranças do River Shopping nada fizeram, pois pareceu que estavam ali por minha causa e não para resguardar meu direito. Creio que o River Shopping não agiu corretamente porque os interesses individuais não podem se sobrepor às questões de saúde pública. Não é do livre arbítrio colocar as pessoas em risco, o que se constitui numa irresponsabilidade. A decisão de se afastar numa fila em prol da saúde coletiva não pode ser de foro individual, porque a transmissão virótica extrapola o âmbito do privado e põe em risco toda a população. O River Shopping não cumpriu com seu papel de responsabilidade social, pois não protegeu seus clientes. Já que às pessoas falta consciência e ao espaço público faltou cuidado, achei acertado o fechamento dos shopping por parte das autoridades.