Juazeiro e Petrolina: Na contramão da luta pela prevenção ao Coronavírus, movimentos pedem reabertura do comércio

0

 

 

Contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde, de especialistas, Ministério da Saúde, governos estaduais e prefeituras, sobre a importância do isolamento social para a prevenção contra o novo Coronavírus, circula nas redes sociais convocações para manifestações em prol da abertura dos comércios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.  De acordo com as divulgações, os buzinaços estão marcados para acontecer no próximo sábado (28), às 8h.

Na cidade baiana, a concentração do evento intitulado “Reabre Juazeiro” deve acontecer na orla 2. Já o “Reabre Petrolina” deve começar a partir da orla da cidade.

Para Francisco Dirceu Barros, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, este tipo de evento vai contra as determinações impostas pela lei, já que existem decretos que proíbem a aglomeração de pessoas. O MPPE orientou ainda que a polícia apreenda os carros que, por ventura, participarem deste tipo de ato no estado.

Medidas restritivas

O centro comercial de Juazeiro está fechado desde a última terça-feira (24), em cumprimento a um decreto municipal, com validade de sete dias. O decreto também suspendeu o funcionamento do camelódromo, feiras, bares, restaurantes da cidade, dentre outros locais que costumam atrair grande público. A medida restritiva faz parte das ações preventivas divulgadas pela prefeitura com o objetivo de evitar a proliferação dos vírus H1N1 e novo Coronavírus na cidade.

A Prefeitura de Petrolina, também vetou eventos, reuniões e aglomerações acima de 50 pessoas e suspendeu a realização das feiras-livres. Supermercados e atacados foram orientados a limitar o acesso a 50 pessoas. O prefeito também solicitou à Infraero a restrição de embarques e desembarques no Aeroporto Nilo Coelho. O decreto também recomendou a suspensão de funcionamento de todos os centros de artesanatos e do Mercado do Turista e do River Shopping, com exceção de farmácias e clínicas.

Ontem (26), Miguel Coelho anunciou que todos os decretos já publicados pela Prefeitura de Petrolina para suspender aglomerações com mais de 10 pessoas terão prazo estendido, e acrescentou ainda que enviou à Assembleia Legislativa um decreto para instaurar situação de calamidade pública na cidade. Segundo o prefeito, todas as restrições impostas pelo município terão renovação oficial na próxima terça (31), pois este era o prazo limite de boa parte das medidas de suspensão dos serviços. A proposta é publicar o novo decreto renovando a quarentena em Petrolina por período indeterminado.

Dados Juazeiro

De acordo com o último boletim divulgado pela SESAU, a cidade segue com dois casos confirmados do novo coronavírus. Os dois únicos casos foram anunciados na segunda e na terça-feira. Tratam-se de dois irmãos idosos que possuem histórico de viagem por área de transmissão. Ambos estão em quarentena (relembre).

Já para a H1N1, a secretaria informou que a cidade possui 46 notificações, duas a mais que o boletim divulgado ontem. Desse total, 10 casos foram confirmados, incluindo dois óbitos, 22 estão em investigação e 14 casos suspeitos de H1N1 já foram descartados.

Dados Petrolina

Último boletim divulgado aponta que a cidade tem dois casos confirmados de Coronavírus e quatro de outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), como Influenza e H1N1.

 

Da Redação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome