Canção do P1 Rappers, finalista do 22º Festival Nacional Edésio Santos da Canção, é lançada oficialmente no Youtube e Spotify

0

“CALUNGA GRANDE” é o nome da última canção produzida pelo grupo juazeirense de rap, P1 Rappers, em 2019. A música foi apresentada com o nome “Regresso”, no 22° Festival Nacional Edésio Santos da Canção, realizado, no ano passado, em Juazeiro (BA). A obra, que ficou entre as 12 finalistas, fala, entre outras coisas, sobre escravidão, fé e resistência.

A composição nasceu de um momento de reflexão sobre o período de escravidão, marcado pelo tráfico de homens e mulheres, da África para as colônias europeias, pelo oceano, com o objetivo de gerar atividade lucrativa. Nos navios negreiros, pessoas eram transportadas em condições desumanas e sofriam maus tratos constantes.
A narrativa trazida pela música é escrita em primeira pessoa, contando a história do ponto de vista de uma pessoa escravizada. Mais do que relembrar uma época, a canção fala sobre o desejo pela LIBERDADE; a vontade de escolher a vida, apesar de tudo, e mesmo diante da escravidão. Então, em “Calunga Grande”, o FIM, na verdade, significa RECOMEÇO. Oxalá e Iemanjá, orixás citados na música, representam reflexão, e a busca por prosperidade e renovação.

Texto: Bia Braga – Assessora de imprensa e comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome