(foto: divulgação/PMP)
Desde a terça-feira (28), está funcionando no Centro de Convenções de Petrolina, no Pernambuco, uma central de atendimento destinada aos beneficiários que tiverem dúvidas a respeito do auxílio financeiro emergencial liberado pelo Governo Federal. A medida foi tomada para diminuir o volume de pessoas concentradas na agência federal, no Centro, e oferecer maior segurança sanitária, tendo em vista a transmissão do coronavírus na cidade.
O auxílio financeiro é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados de famílias em situação de vulnerabilidade, durante o enfrentamento da pandemia da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.
A central conta com 10 pontos de atendimento para o público esclarecer sobre direito ao benefício, quem pode receber, cadastro e formas de acessar o aplicativo do recurso emergencial. Isso, segundo os técnicos da Caixa, representa mais de 80% das demandas que tem lotado a agência.
A fim de evitar aglomerações, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Petrolina informou quais serviços podem ser feitos na central durante o período. Funcionando das 8h às 12h, a central existe para uso exclusivo do atendimento às dúvidas sobre o cadastramento ao auxílio emergencial nos aplicativos Caixa Auxilio Emergencial e Caixa TEM.
Para ser atendido, a pessoa deve levar documento pessoal com foto e xerox da documentação.
Saque da poupança digital:
Para aqueles que o benefício já está aprovado na poupança fácil sem cartão, a prefeitura reforça que o saque acontece de acordo com o mês de nascimento. Para quem nasceu em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho o dinheiro já está liberado. A partir de 30 de abril, para os nascidos em julho e agosto; a partir de segunda (4) os nativos de setembro e outubro e na terça (5) para quem nasceu em novembro e dezembro.
A retirada é feita através dos canais de autoatendimento e lotéricas. Outras dúvidas também podem ser tiradas através do site da CEF http://www.caixa.gov.br/auxilio/PAGINAS/DEFAULT2.ASPX.
Outros serviços
No Centro de Convenções não são feitos os atendimentos de solicitações ou troca de senha, desbloqueio de benefício e demais atendimentos da Caixa Econômica Federal.
As equipes da Prefeitura de Petrolina e da Caixa estão adotando medidas para intensificar a segurança sanitária no Centro de Convenções. Os clientes terão espaçamento mínimo de 2 metros e a higienização será reforçada para evitar maiores riscos de contágio pelo coronavírus.
Da Redação