Maioria dos baianos têm saído de casa para ir ao trabalho, revela pesquisa

0

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias mostrou que a maioria dos baianos tem saído do casa para trabalhar. Os pesquisadores questionaram: “nos últimos cinco dias, o senhor (a) saiu de casa algum dia para trabalhar?”. A resposta de 53,7% do entrevistados foi que sim.

Entre as pessoas que afirmaram não ter saído de casa para ir ao trabalho nos últimos cinco dias o índice foi de 43,9%. Outros 2,4% não souberam responder.

Os dados revelam uma realidade diferente conforme o gênero. Enquanto entre os homens 66,1% saíram nos últimos cinco dias para trabalhar, entre as mulheres a maioria não saiu de casa (55%).

 

 

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS

A pesquisa também mostra que é alto o índice dos baianos que seguem a recomendação dos órgãos de saúde sobre o isolamento social e para que as pessoas saiam de casa somente para realizar atividades essenciais. De acordo com os dados, 77,8% dos baianos não saiu de casa nos últimos cinco dias para atividades como caminhar, se exercitar ou para lazer.

Aqueles que deixaram suas casas para atividades não essenciais foram 20,4% das pessoas entrevistadas. O índice dos que não souberam responder foi de 1,8%.

Nesse ponto, os homens também estão no grupo dos que mais saíram de casa. 25,9% deles deixaram os lares para realizar atividades como caminhada, exercícios ou lazer. Entre as mulheres o índice foi de 15,5%.

Os observar a faixa etária, é possível notar que dois grupos estão entre os que mais saíram de casa: as pessoas com idade entre 25 e 34 anos (19%), e os idosos com 60 ou mais (19%).

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.016 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio de 2020. O nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

 

Fonte Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome