Maioria dos baianos têm saído de casa para ir ao trabalho, revela pesquisa

Maioria dos baianos têm saído de casa para ir ao trabalho, revela pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias mostrou que a maioria dos baianos tem saído do casa para trabalhar. Os pesquisadores questionaram: “nos últimos cinco dias, o senhor (a) saiu de casa algum dia para trabalhar?”. A resposta de 53,7% do entrevistados foi que sim.

Entre as pessoas que afirmaram não ter saído de casa para ir ao trabalho nos últimos cinco dias o índice foi de 43,9%. Outros 2,4% não souberam responder.

Os dados revelam uma realidade diferente conforme o gênero. Enquanto entre os homens 66,1% saíram nos últimos cinco dias para trabalhar, entre as mulheres a maioria não saiu de casa (55%).

 

 

ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS

A pesquisa também mostra que é alto o índice dos baianos que seguem a recomendação dos órgãos de saúde sobre o isolamento social e para que as pessoas saiam de casa somente para realizar atividades essenciais. De acordo com os dados, 77,8% dos baianos não saiu de casa nos últimos cinco dias para atividades como caminhar, se exercitar ou para lazer.

Aqueles que deixaram suas casas para atividades não essenciais foram 20,4% das pessoas entrevistadas. O índice dos que não souberam responder foi de 1,8%.

Nesse ponto, os homens também estão no grupo dos que mais saíram de casa. 25,9% deles deixaram os lares para realizar atividades como caminhada, exercícios ou lazer. Entre as mulheres o índice foi de 15,5%.

Os observar a faixa etária, é possível notar que dois grupos estão entre os que mais saíram de casa: as pessoas com idade entre 25 e 34 anos (19%), e os idosos com 60 ou mais (19%).

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.016 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio de 2020. O nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

 

Fonte Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.