“Demonstração de amor genuinamente Cristão”: Pastores evangélicos se adaptam às plataformas virtuais para realizar cultos religiosos, em Juazeiro

0

 

Com a pandemia do novo coronavírus, a rotina da população mundial teve que ser completamente alterada. Por conta do distanciamento social, principal estratégia adotada para evitar a propagação do vírus, estabelecimentos e entidades tiveram que fechar as portas, a exemplo de igrejas e templos religiosos.

E foi neste momento, quando ficar distante tem sido a maior prova de amor a si e ao próximo, que os líderes religiosos tiveram que se adaptar, e encontraram nas plataformas digitais um caminho que os aproxima dos fiéis e dos ensinamentos bíblicos, imprescindíveis, principalmente agora quando a fé e a esperança devem ser fortalecidas.

Em Juazeiro, no Norte da Bahia, onde a realização de cerimônias e cultos religiosos de forma presencial está proibida, o Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana, Aurélio Darlan, se reinventou e agora realiza os cultos em sua residência, sem que os fiéis também precisem sair de casa.

“Com o advento da Pandemia do Corona Vírus/Covid-19, nós decidimos suspender as reuniões e cultos presenciais em aquiescência aos decretos municipais, estaduais e municipais (em plural, porque estou presidente do Presbitério de Petrolina que jurisdiciona igrejas em cidades de Pernambuco e Bahia). Desde então, nossas programações foram feitas, em princípio, de minha casa, junto com minha esposa, Zaira Cavalcanti. Hoje, as programações aos domingos, são transmitidas do templo de nossa Igreja. Temos uma outra programação, transmitida ainda de minha casa, às terças-feiras, chamada Visitação Pastoral Virtual, quando eu e minha esposa fazemos pelas redes sociais o que já fazíamos presencialmente, conversando com as pessoas, trazendo uma palavra de esperança por meio de uma reflexão bíblica, cantamos canções e oramos. Há uma outra programação que também transmitimos de nossa casa, às quintas-feiras, que é a Reunião de Oração. Bem simples, bem parecido com o que fazemos presencialmente no nosso templo. Ao domingos pela manhã, de nosso templo, transmitimos a Escola Bíblica Dominical, que consiste de um momento sobretudo para o estudo sistemático das Escrituras Sagradas. Aos domingos à noite, também de nosso templo, transmitimos nossos Cultos de Adoração ao nosso Deus”, relatou o pastor ao PNB.

O líder também conta com o suporte de aplicativos de conversas para atender os fiéis de forma individual.

“Aconselhamos pessoas por WhatsApp e, eventualmente, pessoalmente, dependendo da necessidade. Nossos Ministérios, também estão em ação. Por exemplo: o Ministério de Ação Social já providenciou confecções de máscaras e as distribuiu, já levantou e doou cestas básicas em bairros mais carentes da cidade de Juazeiro. Além disso, de maneira pastoral, possibilitamos um piloto de um pequeno Programa chamado “Tempo de Graça”, e um devocional que consta de leituras de textos de um livro que escrevi, como o mesmo título: Pensar e Crer. Tudo isso na tentativa de pastorear o povo, divulgar a fé, propiciar esperança”, finalizou.

O Pastor José Moreira Matos, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mesmo sabendo que os cultos online não substituem os presenciais, também se adaptou as plataformas digitais para suas pregações.

“As pessoas vão à igreja, não em busca de um programa, apenas. Elas vão em busca da reunião com pessoas, podendo ver e tocar nelas. As pessoas querem sentir a sensação da presença de Deus e parar num local de dedicação exclusiva à adoração. Sermão por sermão, o povo tem inúmeras opções na internet. Mas continuamos atendendo à igreja através de chamadas de vídeo, reuniões por teleconferências e transmissões de cultos ao vivo, pelas plataformas digitais”, afirmou o líder religioso.

Conversamos também com o pastor Romildon da Silva, da Igreja Batista Graça e Paz. Para ele, apesar de todas limitações, as celebração feita por meios digitais estão sendo uma experiência transformadora, que tem proporcionado o alcance de pessoas que antes não conseguiam participar dos cultos de forma presencial.

“Com a chegada do Novo Coronavírus ao nosso país e depois ao nosso Estado, entendemos que era necessário cancelar os trabalhos e cultos presenciais, ainda que não houvesse nenhum caso confirmado em nossa cidade, ou mesmo um Decreto Municipal para o fechamento, até aquele momento. No último culto presencial informamos a Igreja sobre a decisão se suspender os trabalhos e detalhamos os dados da pandemia e os números no Brasil, além de instruir os nossos membros sobre os cuidados com a higiene pessoal, fundamental na prevenção do contágio. A igreja Batista Graça e Paz passou a realizar os seus trabalhos de culto e Escola Bíblica Dominical através das redes sociais: instagram (cultos) e aplicativo Zoom (Escola Bíblica Dominical). Tem sido uma experiência absolutamente nova, mas, apesar de todas limitações, uma experiência transformadora, pois temos conseguido alcançar muitas pessoas que podem assistir e participar das reuniões virtuais, o que antes era improvável, ou pela distância, até mesmo impossível. Acreditamos que o mandamento Bíblico do amor a Deus e ao próximo, como resumo de toda a Vontade de Deus revelada ao homem, é o princípio que deve nortear o nosso comportamento e ser ainda mais enfatizado em meio a pandemia. Na verdade, a pandemia exige que coloquemos em prática toda ortodoxia do amor, uma vez que é através deste, que nos identificamos com o Deus que É, e se revela em amor”, disse o líder religioso.

O pastor ressaltou ainda que neste momento de pandemia, o afastamento social é a maior demonstração de amor, genuinamente Cristão.

“Alguém disse que “o virtual não é o contrário de real, mas de presencial”. Portanto, a adoração a Deus e o culto como expressão de amor a Ele não dependem de estruturas feitas por mãos humanas, templos e edificações, mas de um coração que de fato o ama. Ainda que a reunião presencial seja o ideal à luz das Escrituras, nesse momento de dor e grande sofrimento provocado pela pandemia, o afastamento social e o uso das redes sociais são a maior demonstração de amor genuinamente Cristão. O ideal de Deus é e será sempre o Amor. Deus abençoe a todos! Na Esperança de que tudo isso vai passar, forte abraço!”, afirmou Romildo.

Da Redação

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome