Prefeitura de Juazeiro decreta extensão do fechamento do comércio e do toque de recolher até o dia 12 de julho

(foto: arquivo)

O fechamento do comércio e o toque de recolher terão validade até o dia 12 de julho na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia. A extensão do prazo foi anunciada pelo prefeito Paulo Bomfim, após mais uma reunião do Comitê de Prevenção e Combate à covid-19, ocorrida na tarde desta segunda-feira (29).

O decreto nº municipal 458/2020 foi publicado no Diário Oficial de ontem. De acordo com a prefeitura, a medida tem como principal objetivo diminuir a taxa de transmissão do novo coronavírus aumentando o índice de isolamento social. Juazeiro registra, conforme o boletim de ontem, 639 infectados pela covid-19.

Dessa forma, o fechamento do comércio, determinado pelo Decreto n° 449 de 20 de junho de 2020, fica prorrogado até o dia 12 de julho, exceto os estabelecimentos já definidos. O toque de recolher, que restringe locomoção de pedestres e veículos entre 18h e 05h, também fica prorrogado até a mesma data de 12 de julho, excetuando os trabalhadores de atividades essenciais como profissionais de saúde.

O comitê conta com a participação da secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e do infectologista da Secretaria de Saúde, Washington Luís, além de representantes do Legislativo e da sociedade civil organizada.

“Nas reuniões do Comitê de Saúde, que acontecem de maneira frequente, recebo dos especialistas as avaliações sobre a evolução da pandemia no município. A partir de dados científicos são definidas as estratégias para o enfrentamento com as diversas ações que temos implementado. E as medidas de restrição para aumentar o isolamento social e frear a propagação do vírus também fazem parte dessas estratégias. Sabemos as dificuldades que todos estão passando, mas juntos venceremos essa luta”, atestou o prefeito Paulo Bomfim.

“É nítido que a intensidade de testes realizados nas últimas semanas fez com que elevasse exponencialmente os casos de pessoas infectadas em nossa cidade. Isso nos dá uma visão mais próxima da real situação e então podemos definir e desenvolver as estratégias para que o processo de achatamento da curva ocorra o quanto antes. Importante frisar que para isso também se faz necessário que toda a sociedade contribua”, externou a secretária.

Casos em Juazeiro

O município de Juazeiro registrou nas últimas 24 horas, 54 novos casos da covid-19. Com isso, a cidade chegou a 639 infectados. Juazeiro também registrou nesta segunda-feira (29), mais um óbito causado pela doença. A vítima é do sexo masculino, tinha 65 anos, era hipertenso e diabético, estava internado em unidade hospitalar referência para COVID 19, em Salvador. Com este registro, sobe para a 26 o número de mortes.

A boa notícia é que a cidade também registrou 15 recuperações, contabilizando 201 curas clínicas. Dos 639 casos confirmados, 347 são do sexo feminino, 292 do sexo masculino e deste quantitativo, 71 são profissionais de saúde.

A Secretaria ressalta que tem 384 pessoas em isolamento domiciliar, 28 pacientes internados sendo 17 em leitos de UTI e 11 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para COVID 19 aos juazeirenses.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.