Efeito São João: casos de Covid-19 disparam em cidades baianas conhecidas pelas festas juninas

0

(foto: arquivo)

Conhecidas pela realização de grandes festas no mês de junho, algumas cidades baianas apresentaram um aumento significativo no número de casos do novo coronavírus (Covid-19) após o período junino. Mesmo com a antecipação do feriado de São João para o mês de maio, municípios como Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Ibicuí e Irecê receberam muitos visitantes entre os dias 20 e 24 de junho.

Localizada no Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, exibia em seu boletim epidemiológico 73 casos até o dia 21 de junho. Número muito abaixo dos 170 registrados até quarta-feira (8). Ou seja, um acréscimo de 103 infectados em dezessete dias. De acordo com a gestão municipal, do total de diagnosticados 101 são considerados curados, 67 continuam com o vírus ativo e cinco estão internados. Ainda segundo a prefeitura, dois moradores morreram em razão da doença.

A cerca de 45 quilômetros de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus apresenta um cenário ainda mais agravante. Em números absolutos, o município registrou a maior alta dentre as demais. Segundo boletim divulgado pela prefeitura, até esta quarta já são 638 registros confirmados do coronavírus, 385 a mais do número contabilizado até o dia 21 de junho. Por lá, a doença já matou 13 pessoas.

Os pouco mais de 37 mil habitantes de Amargosa, no Centro-Sul da Bahia, também viram o número de casos aumentar após o período de São João. Antes dos festejos, a cidade tinha 23 moradores com testes positivos para doença, agora já são 72. Segundo a administração municipal, 30 pessoas se recuperaram, 39 continuam com o vírus e três morreram. Por causa do alto índice, a prefeitura suspendeu a feira livre no município até o dia 19 de julho.

A situação não é diferente em Senhor do Bonfim, no norte do estado, que em dezessete dias saltou de 86 para 172 infectados. Segundo último boletim da Sesab, 65 casos continuam ativos enquanto 107 são considerados curados. Nos últimos cinco dias, a cidade registrou um crescimento médio de 0,96% no número de registros. Um morador morreu vítima da doença.

Já Ibicuí, no sul do estado, registrou um acréscimo de 44 diagnósticos no mesmo período. Dos 59 moradores infectados até esta quarta-feira, 22 estão curados, segundo a a prefeitura. Com o objetivo de combater a transmissão da doença, atualmente a cidade está sob toque de recolher, das 20h ás 5h.

Com população estimada em quase 73 mil habitantes, Irecê, norte baiano, também registrou elevação no número de casos. Atualmente são 188 infectados, 122 a mais dos 66 contabilizados até 21 de junho. Conforme a prefeitura, 118 pacientes estão recuperados e 67 ainda são considerados casos ativos. Três óbitos provocados pela Covid-19 foram confirmados no município até esta quarta.

Durante o programa Papo Correria da última terça (7), o governador Rui Costa anunciou que até sexta (10) fará reuniões com 90 prefeitos da Bahia para discutir sobre as decisões que deverão ser tomadas durante a pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, ele ressaltou o crescimento de casos da Covid-19 após o período de São João.

“É importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida”, disse o governador.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), até esta quarta foram confirmados 95.536 diagnósticos e 2.277 mortes. As confirmações ocorreram em 393 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (43,66%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.305, 34), Itajuípe (2.235,13), Ipiaú (1.867,68), Lauro de Freitas (1.531,45) Uruçuca (1.525,42).

BNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome