Professora juazeirense Antonila da França Cardoso morre vítima da covid-19

2

(foto: divulgação)

A professora juazeirense Antonila da França Cardoso faleceu nesta quinta-feira (9), vítima da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Ela tinha 82 anos e estava internada há oito dias numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife-PE, e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru-PE, Antonila da França Cardoso foi também professora do Colégio Edson Ribeiro, em Juazeiro.

Membro da Academia Juazeirense de Letras, poetisa e escritora, colaborou para valorizar a cultura do território do Sertão São Francisco a partir de publicações de livros sobre a cultura popular como “Nosso Vale, seu folclore beira-rio”, coletânea de crônicas “Umas e outras” e outras antologias de poesia como a “Re-vista – Velha Poesia Nova”. Também participou do programa de rádio “E nós para onde vamos”, na década de 1970, com a publicação de livro homônimo, em 1977.

Antonila da França Cardoso também foi funcionária da Câmara dos Deputados, em Brasília, e já enfrentava um problema de enfisema pulmonar. A Prefeitura Municipal de Juazeiro decretou luto de três dias pela morte da professora e também aos demais juazeirenses que morreram em decorrência da covid-19 [leia na íntegra abaixo].

Juazeiro, segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de ontem (8), registra 35 óbitos pela doença.

Leia a nota na íntegra

O prefeito Paulo Bomfim manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora Antonila da França Cardoso. Licenciada em Filosofia, bacharela em Educação Religiosa e em Letras, suas contribuições para a cultura e educação de Juazeiro são inestimáveis.

A professora Antonila também marcou a alma do nosso povo com suas crônicas e poesias, sendo membro da Academia Juazeirense de Letras. Na manhã desta quinta-feira, Juazeiro amanheceu mais triste, mas com a certeza de que carregará para sempre o legado de uma mulher que viveu à frente do seu tempo.

Descanse em paz, professora.

Aos amigos e familiares, nossos mais sinceros sentimentos. Que Deus os esteja consolando.

Em homenagem a ela e aos juazeirenses vítimas da Covid-19, estamos decretando luto oficial neste dia 9 de julho de 2020.

Da Redação

2 COMENTÁRIOS

  1. Meus sentimentos ao povo juazeirense! E que o Senhor permita que a alma da senhora e educadora Antonia da França Cardoso descanse em paz. Seus feitos jamais serão esquecidos por aqueles que a conheciam ou não, pois ficará sua história de vida.

  2. Professora Antonila, grande baluarte da cultura e educação juazeirense. Imensa perda das fontes do saber. Obrigado professora, siga em paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome