Após aumento de casos de covid-19 em agentes, Policiais Civis de Juazeiro emitem documento com série de procedimentos sanitários

1

(foto: divulgação)

Policiais Civis de Juazeiro, no Norte da Bahia, participaram de uma assembleia extraordinária nesta quinta-feira (16), no pátio da da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Os agentes discutiram o aumento do número de policiais suspeitos e contaminados pela infecção causada pelo novo coronavírus e anunciaram a adoção de diversos procedimentos sanitários visando a segurança dos profissionais.

A reunião aconteceu após Policiais Civis de toda Bahia terem realizado uma paralisação, por 24 horas, no dia 28 de junho, reivindicando maior atenção do Governo do Estado, tendo em vista o crescente número de contaminação pela covid-19 dentro das corporações. Na época, Edvaldo Santos, investigador e diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) na região Norte, relatou que uma das maiores pendências dos agentes de Juazeiro diz respeito ao momento da condução dos presos para fazer o exame de testagem nos hospitais, já que os policiais realizam o procedimento sem os devidos equipamentos para acompanhá-los (relembre).

Na assembleia desta quarta-feira, foi elaborado um documento, que conta com o apoio da maioria dos agentes da cidade baiana, solicitando a adoção de uma série de medidas a serem implementadas na 17ª Coorpin, visando a não proliferação da covid-19 entre os policiais.

Ponto 1 – apresentação de autores de crime

O primeiro ponto do ofício diz respeito a apresentação de qualquer autor de crime, contravenção penal ou ato infracional, na 1ª Delegacia de Juazeiro, nas demais Delegacias Territoriais, na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) E Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). A apresentação, por parte de qualquer das forças de segurança pública, estará condicionada a exibição de relatório médico ou testagem rápida para a covid-19.

Para isso, será necessário oficializar, junto a Secretaria de Saúde do Município, uma solicitação informando o local onde será realizado o exame, tendo em vista que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não realiza o procedimento. Os agentes também pede a oficialização ao comando da Polícia Militar e, demais órgãos da Segurança Pública.

Ponto 2 – prisões em flagrante ou por ordem judicial

Toda pessoa presa em flagrante ou por ordem judicial deverá ser encaminhada ao Conjunto Penal, não permanecendo custodiado na carceragem no fim de semana ou feriado, bem como o menor infrator autuado por ato infracional, deverá ser encaminhado ao Ministério Público, para as devidas providencias.

Segundo o SINDPOC, custodiados estão permanecendo na carceragem, após a lavratura do ato, aguardando decisão judicial, por mais de cinco dias, permanecendo em celas sem condições sanitárias adequadas, de característica insalubre, propícia ao contágio e proliferação da covid-19, aliado a indisponibilidade de alimentação aos custodiados. Em relação ao menor infrator a situação se agrava, pois, segundo o órgão, não existe local adequado para a sua custódia como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo colocados nas mesma celas do presos comuns, mesmo que em celas separadas.

Ponto 3 – operações com várias unidades

Os agentes também solicitam a não realização de operações envolvendo várias unidades e, com grande número de policiais, tendo em vista que alguns policiais já foram diagnosticados com o vírus após a realização de tais eventos, o que, confirme o sindicato, contraria o decreto estadual, que proíbe aglomerações.

Ponto 4 – testagem quinzenal

Outra solicitação dos agentes diz respeito a testagem quinzenal de todo o efetivo da 17ª Coorpin. De acordo com o SINDPOC, alguns policias da Coordenadoria Regional já testaram positivo para a infecção, sendo que um servidor está internando, em tratamento médico por causa a doença, na cidade de Feira de Santana.

Ponto 5 – higienização

O último ponto destaca ainda a disponibilização de álcool em gel, luva e máscara para os servidores, além da oferta de máscara reservas para as pessoas apresentadas ou conduzidas a delegacia; disponibilização de termômetro digital para o uso no serviço de plantão e de pias nas entradas das delegacias para lavagem de mãos do público interno e externo; e higienização das viaturas, com disponibilização de de pulverizadores com álcool e água sanitária.

Também solicitam a lavratura de boletim de ocorrência de crimes de pequeno potencial ofensivo, através da Delegacia Digital, oficializando o TI da PC e SSP, visando melhorar a prestação do serviço, por ser constante a reclamação do público, de não realizar o BO naquela plataforma eletrônica, conforme o SINDPOC.

O documento foi encaminhado à delegada Ligia Nunes de Sá, coordenadora da 17ª COORPIN de Juazeiro. Ficou decidido que uma nova assembleia será realizada no dia 23 de julho para avaliar os pontos da pauta. Caso não forem atendidos, os agentes prometem uma nova discussão para tomada de decisões.

Da Redação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome