Mesmo sendo do grupo de risco para a covid 19, Hospital Regional de Juazeiro mantém gestantes trabalhando, denunciam funcionários

0

O Brasil é o país com mais mortes de gestantes por covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O dado é resultado de uma pesquisa publicada no dia 09 de julho pelo Jornal Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, que aponta que 124 mulheres gestantes ou no puerpério (período pós-parto) morreram em decorrência da covid-19 no Brasil entre 26 fevereiro e 18 de junho.

Mas apesar do Ministério da Saúde ter divulgado em abril novas diretrizes incluindo grávidas e puérperas no grupo de risco para o novo coronavírus, o órgão não determinou que as mesmas devem ser afastadas do trabalho, e muitas continuam na ativa, também em unidades hospitalares, ambientes que as deixam vulneráveis ao contágio.

De acordo com fontes do PNB, profissionais gestantes do Hospital Regional de Juazeiro, no Norte da Bahia, por exemplo, permanecem trabalhando, o que tem preocupado colegas de trabalho, que entraram em contato com nossa redação para reclamar da situação.

“O Hospital Regional de Juazeiro é o único do vale do São Francisco a não afastar as gestantes, colocando as mesmas para trabalharem em um setor administrativo, onde elas tem contato com pacientes contaminados e suspeitos, e colegas que circulam por todo o hospital. Além disso, uma gestante continua trabalhando na limpeza da unidade, e também não foi afastada”, reclamou um funcionário que pediu para não ser identificado.

De acordo com outra funcionária, uma gestante já está com sintomas da Covid-19.

“Na semana passada duas gestantes perderam o bebê por causas não identificadas e que não souberam esclarecer. Nessa semana dois colegas que trabalham junto com as gestantes já foram positivados. Já tem uma gestante aqui com sintomas”, relatou.

O PBN encaminhou a reclamação para a direção do HRJ, que em nota informou apenas que “as gestantes são afastadas das atividades assistenciais, realizando atividade administrativa em setor que não possui contato com paciente, conforme preconizam as notas técnicas”.

Questionamos também se existem gestantes trabalhando na limpeza da unidade e se algum funcionário do setor administrativo, onde as gestantes estão atualmente, já foi diagnosticado com a Covid-19, mas até o momento não obtivemos respostas.

Encaminhamos a reclamação para a Gerência Regional do Trabalho, em Juazeiro.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome