Apesar das medidas restritivas, Petrolina e Juazeiro registram índices de isolamento social abaixo de 50%

0

(foto: reprodução/Youtube)

Medidas restritivas para incentivar o isolamento social nas cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, no Norte da Bahia, ainda estão vigorando. Apesar disso, ferramentas que fazem a medição dos índices de isolamento apontam que a adesão continua abaixo de 50% em ambos os municípios, conforme dados dessa semana.

Na cidade pernambucana, por exemplo, que soma, até o momento, 2.132 casos e 43 óbitos pela covid-19, o índice foi de 42,3% nesta terça-feira (21), segundo dados do Painel de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A ferramenta pública, que está disponível no site do órgão, mensura o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas. Os dados são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos.

O índice, apesar de estar abaixo do recomendado, que é de 50%, é um dos mais elevados em comparação com as outras cidades. Dos 185 municípios que aparecem no painel, Petrolina ocupa o 63º lugar no ranking de ontem. Entre as cidades que estão a frente, apenas 8 registraram índice igual ou superior a 50%, sendo que nenhuma atingiu a marca de 60%.

Em Petrolina, desde o dia 13 de julho, estão vigorando novas medidas de isolamento: o comércio não essencial voltou a fechar, assim como shoppings, feiras livres, parques e serviços públicos. A orla e as pistas para caminhadas em avenidas de grande fluxo também foram bloqueadas para evitar aglomerações. As medidas têm validade até o domingo (26).

Já em Juazeiro o número foi ainda menor. Segundo dados do Mapa brasileiro da covid-19, plataforma desenvolvida pela InLoco para auxiliar no combate à pandemia e acompanhar a evolução do coronavírus no país, o índice foi de apenas 39,7% na última segunda-feira (20), data da última atualização constada no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O número é próximo ao que foi registrado, na mesma data, em outras cidades da região, como Sobradinho (38,2%), Jaguarari (38,2%) e Curaçá (35,2%), porém menor que o que foi registrado em Casa Nova (44,5%), Sento Sé (41%), Campo Formoso (44,9%) e Uauá (43,5%). Em todo Estado, apenas cerca de 20 municípios registram índice de isolamento social superior a 50%.

Juazeiro, assim como a cidade pernambucana, também está com o comércio essencial fechado. O município também está sob toque de recolher no horário das 18h às 5h. Os decretos também têm validade até o próximo domingo, podendo ser prorrogados. Juazeiro contabiliza, segundo dados da Secretaria de Saúde de ontem, 1.943 infectados e 53 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus.

Permaneça em casa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que ficar em casa continua sendo a melhor medida para conter a propagação do vírus, que, segundo levantamento feito Ministério da Saúde, já matou mais de 81 mil pessoas em todo Brasil. Mais de 2,1 milhões de casos já foram confirmados até ontem (21). O mundo já tem mais de 600 mil mortes e 14,5 milhões de casos de covid-19, segundo a OMS.

Da Redação por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome