Juazeiro e Petrolina retomam atividades comerciais nesta segunda-feira (27); veja como vai funcionar

0

(foto: André Luis)

As atividades comerciais dos municípios de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, no Pernambuco, serão retomadas nesta segunda-feira (27). Com isso, os estabelecimentos considerados “não essenciais” voltam a ter o funcionamento autorizado, entretanto, todos devem seguir as medidas de vigilância sanitária para garantir a proteção de funcionários e clientes.

Em Juazeiro, o novo plano retoma as atividades a partir dos critérios da segunda fase do plano anterior, com algumas alterações. Para a decisão, a prefeitura considerou a ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s) e o início da construção do Hospital de Campanha na cidade.

Com isso, lojas em geral, óticas, suplementos, produtos naturais e outros estabelecimentos de áreas não essenciais poderão funcionar – exceto nos feriados. Também volta a funcionar o sistema de estacionamentos rotativos (zona azul). Cultos, missas e outras celebrações religiosas poderão acontecer, desde que, com ocupação máxima de 40% dos espaços disponíveis e controle no acesso. Feiras, mercados, salões de beleza e barbearias, funcionarão no horário comercial convencional. Shoppings abrirão de 12h às 20h e galerias no horário comercial. A partir do dia 30 de julho, após o fim do toque de recolher, o shopping poderá funcionar até as 20h. A praça de alimentação só poderá funcionar em sistema delivery ou retirada no balcão, não sendo permitido o consumo dentro do shopping.

Para que isso aconteça, todos os estabelecimentos devem adotar medidas de proteção, como uso obrigatório de máscara dentro do estabelecimento, disponibilização de álcool gel, aferição de temperatura e garantir o distanciamento mínimo entre os frequentadores (veja mais detalhes sobre o plano e a data de reabertura de bares, restaurantes e academias).

Já a cidade de Petrolina volta à etapa 4 do plano de reabertura. Dessa forma, estão liberadas atividades como o comércio no centro e bairros, vendas no shopping, salões, barbearias, centros de estética e concessionárias. Missas, cultos e demais celebrações religiosas também poderão retornar em Petrolina. O Parque Josepha Coelho, pistas de caminhadas e a orla terão liberação para uso. Todas essas atividades, contudo, deverão seguir medidas de proteção determinadas pelos planos municipal e estadual, a exemplo dos critérios de limite de público, informativos sobre restrições e normas de higienização.

Bares, restaurantes, academias continuam sem autorização para funcionamento. A liberação gradual dessas e outras atividades estão condicionadas à decisão do Governo do Estado, que atualmente mantém Petrolina e municípios da região sertaneja na fase 4 da reabertura econômica. O município também alegou que a decisão foi validada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, considerando a ampliação dos leitos de UTI na rede pública da cidade (veja os detalhes do plano).

Casos de covid-19

Juazeiro chegou a 2.295 pessoas que contraíram a covid-19, sendo que a cidade contabiliza 873 curas clínicas. O município registra ainda 54 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus.

Já a cidade pernambucana tem 2.405 registros até o momento, com 1.250 curas clínicas. Petrolina continua com 51 óbitos.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome