No primeiro dia de retomada das atividades comerciais, índice de isolamento social fica abaixo de 40% em Petrolina

0

(foto: arquivo)

Ficou abaixo de 40% o índice de isolamento social na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (27). A data marca a retomada do plano de reabertura econômica da cidade, que voltou a permitir o funcionamento dos serviços não essenciais, como vendas no shopping, salões, barbearias, centros de estética e concessionárias [veja mais abaixo].

Na cidade pernambucana, que soma, até o momento, 2.481 e 52 óbitos pela covid-19, o índice foi de 39,2% ontem, segundo dados do Painel de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A ferramenta pública, que está disponível no site do órgão, mensura o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas.

Os dados são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. Com menos de 40% do índice de isolamento social, a cidade ficou em 110º no ranking que monitora 185 cidades pernambucanas. Cerca de metade das cidades monitoradas tiveram índice inferior a 40%, distante do considerado como ideal pelas autoridades de saúde, que apontam que o aceitável é de, no mínimo, 50%.

O painel foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19, uma iniciativa do MPPE, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio (MPLabs); da Secretaria Estadual de Saúde (SES); e do Porto Digital de Pernambuco, através do Open Innovation Lab (OIL).

Plano de retomada

Petrolinavoltou a etapa 4 do plano de reabertura. Dessa forma, estão liberadas atividades como o comércio no centro e bairros, vendas no shopping, salões, barbearias, centros de estética e concessionárias. Missas, cultos e demais celebrações religiosas também poderão retornar em Petrolina. O Parque Josepha Coelho, pistas de caminhadas e a orla terão liberação para uso. Todas essas atividades, contudo, deverão seguir medidas de proteção determinadas pelos planos municipal e estadual, a exemplo dos critérios de limite de público, informativos sobre restrições e normas de higienização.

Bares, restaurantes, academias continuam sem autorização para funcionamento. A liberação gradual dessas e outras atividades estão condicionadas à decisão do Governo do Estado, que atualmente mantém Petrolina e municípios da região sertaneja na fase 4 da reabertura econômica. O município também alegou que a decisão foi validada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, considerando a ampliação dos leitos de UTI na rede pública da cidade (veja os detalhes do plano).

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome