Secretaria de Educação da Bahia esclarece que retorno das aulas ainda não está definido e faz alerta para fake news

(foto: arquivo)

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) emitiu nesta segunda-feira (27), uma nota de esclarecimento sobre retomada do ano letivo no Estado. As aulas presenciais estão paralisadas desde março, em virtude da pandemia da covid-19, que já infectou quase 150 mil e matou 3.227 pessoas em todo o Estado.

O órgão ressaltou que o retorno ainda não está definido, e que as aulas só serão retomadas em condições de segurança, em consonância com o restante do país e seguindo as melhores práticas e experiências do mundo, de forma segura e sustentável. A secretaria ainda fez uma alerta sobre a disseminação de notícias falsas.

Segundo a SEC, a definição do momento do retorno se dará a partir da indicação das autoridades de Saúde do Governo do Estado, no tempo adequado e seguindo os protocolos de segurança, que serão definidos, assim como o calendário do ano letivo, após debates com entidades e instituições pertinentes, como a União dos Municípios da Bahia (UPB), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro), Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe), Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, Fórum Estadual da Educação, Fórum de Gestores e universidades públicas e privadas, além de representações estudantis, seguindo a prática do diálogo, da colaboração e da construção coletiva.

A Secretaria da Educação advertiu ainda sobre a disseminação de notícias falsas. “Um fragmento de documento interno, retirado de seu contexto, está sendo usado para desinformar a população, criando a falsa ideia de retorno iminente às aulas. Tal documento, um exercício meramente hipotético de calendário feito com os professores para construir, conjuntamente, as ‘Trilhas do Saber’, traz expressamente o aviso de que ‘até que os indicadores de monitoramento da Covid-19 se estabilizem no Estado, não há previsão de retorno’ – trecho omitido propositadamente para induzir os leitores a erro”, diz um trecho da nota.

Por fim, a Secretaria da Educação do Estado reafirmou que o Governo da Bahia continua trabalhando para salvar vidas, ao tempo em que conclama a população a permanecer em suas casas e, se precisar sair, que use máscaras, mantendo o distanciamento e as medidas de proteção necessárias.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.