(foto: arquivo)
Medida restritiva adotada para somar às outras ações de combate a disseminação da covid-19, o toque de recolher não foi prorrogado em Juazeiro, no Norte da Bahia. O Governo da Bahia havia estendido o prazo até esta quarta-feira (29), entretanto, nem o Estado, nem a Prefeitura Municipal, até o momento, anunciaram uma nova prorrogação da medida.
O toque de recolher é decretado por um governo ou autoridade e proíbe a permanência de pessoas nas ruas após uma determinada hora. Em Juazeiro, entrou em vigor no dia 19 de maio. No início a restrição era válida entre 22h e 5h, mas desde o dia 25 de junho começou a vigorar a partir das 18h.
O último decreto municipal havia prorrogado o toque de recolher até o dia 26 de julho. Entretanto, no dia 23 de julho, o Governo do Estado decretou a extensão da medida na cidade até o dia 29. A decretação da prorrogação geralmente acontece no dia anterior ou na data do vencimento do último decreto, o que não aconteceu tanto por parte do Governo da Bahia, quanto da Prefeitura Municipal.
Toque de recolher
A medida tem o objetivo de evitar aglomerações e incentivar que a população permaneça dentro de casa durante o horário em que a medida está vigorando. Somente funcionários de serviços essenciais serão autorizados a circular e pessoas que forem utilizar os serviços de saúde, como hospitais e farmácias.
O toque de recolher também é válido para pessoas pessoas em veículos e populares nas calçadas das residências. Quem for encontrado na rua no horário do toque de recolher será orientado a ir para casa, porém, caso haja resistência, a pessoa pode ser encaminhada a Delegacia de Polícia, em nome da saúde pública.
Da Redação