Funcionários que trabalham no setor tributário da Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão preocupados com a possibilidade de risco de contaminação pela covid-19, tendo em vista que os familiares de um dos servidores foram diagnosticados com a doença. A informação foi repassada por uma outra funcionária do prédio municipal que informou que o mesmo foi escalado, na última semana, para trabalhar normalmente no setor, apesar do histórico recente da família.
De acordo com a denunciante, três familiares do servidor, cuja identidade será preservada, foram testados positivo para o novo coronavírus recentemente. O motivo da denúncia foi a escalação do servidor, na última semana, para trabalho presencial no prédio municipal, conforme documentos enviados foram analisados pela redação do PNB. A funcionária alegou não saber se a família do servidor já havia tido a cura clínica declarada, por isso temia uma possível contaminação do ambiente de trabalho.
A equipe entrou em contato com o servidor, que desmentiu a informação e alegou que cumpriu o período de isolamento recomendado. Ele acrescentou ainda que só voltou a trabalhar após a família ter a cura clínica anunciada, e que a sua esposa, por exemplo, que trabalha em uma unidade de saúde da cidade, voltou a trabalhar há cerca de dez dias.
“Quando ela foi diagnosticada, eu fui logo suspenso e fiquei em casa esse tempo todo. Na semana seguinte [após ela receber o diagnóstico], suspenderam até o trabalho home office. Em nenhum momento eu trabalhei quando ela estava com sintomas da doença. Tudo isso foi na primeira quinzena de julho. Já está todo mundo bem. Minha esposa voltou a trabalhar tem uns 10 dias”, disse o servidor que falou ainda que chegou a realizar três exames para detecção da covid-19 [sendo dois pela prefeitura e um particular], e que todos deram negativo.
O PNB também procurou a Prefeitura de Petrolina, que esclareceu que a recomendação da Secretaria de Saúde é que as pessoas que tenham contato direto com casos positivos da covid-19 sejam afastadas de suas atividades para verificar se manifestam sintomas. “Nesse caso específico, a prefeitura irá verificar a situação junto ao servidor para saber se a denúncia é procedente. Caso proceda, serão tomadas as devidas providências, adotando as recomendações da Secretaria de Saúde para evitar a transmissão do coronavírus”, disse a nota da Secretaria da Fazenda, onde o servidor é lotado.
O infectologista Washington Luís, ouvido pelo PNB, reforçou que em casos como do servidor, o isolamento domiciliar deve acontecer com todos os membros da família. “Os demais moradores só podem sair do isolamento depois que o paciente [com a covid-19] tiver cura clinica. Independentemente do resultado do exame dos demais moradores”, reforçou.
Da Redação