“Não uso não! Eu sou igual a Bolsonaro”: vereador de Uauá se nega a usar máscara, reage as medidas sanitárias e xinga o gestor municipal

0

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o vereador do município de Uauá, no norte da Bahia, Rodrigo de Souza Silva (PTB), aparece reagindo contra as medidas de seguranças adotadas na barreira sanitária instalada na entrada da cidade e, bastante irritado, critica a gestão municipal. A situação teria ocorrido nesse domingo (09).

Nas imagens o vereador, conhecido como Rodrigo de Zé Mário aparece sem máscara, e ao ser informado por um homem não identificado que deveria está fazendo o uso do equipamento de proteção, o parlamentar dispara:

“Não uso não! Eu sou igual a Bolsonaro. Se você quiser eu transmito para você. Eu já fiz três testes, que Uauá (gestão) não faz. Tudo incompetente”.

De acordo com Rodrigo, que já foi presidente da Câmara de Uauá, a desinfecção realizada por um profissional da prefeitura na barreira, iria danificar a pintura do seu veículo.

“Onde já se viu, rapaz!? Eu vou perder a pintura do meu carro? Custa 6 mil a pintura de um carro desse”, diz ele em um trecho do vídeo.

O vereador diz ainda que irá entrar com uma ação na justiça para acabar com a barreira sanitária. Rodrigo de Zé Mário também fez graves acusações contra o Prefeito de Uauá, Lindomar Dantas (PC do B).

“O que ele deveria está fazendo era está dando máscara para as pessoas, um ‘gelzinho’ com o dinheiro que ele está roubando da prefeitura. Entraram 2 milhões e oitocentos (reais) e ele não dá um frasco de álcool e nem uma máscara para o cidadão. Mas estragar a pintura do meu carro ele quer. Aquele ladrão”, afirma o vereador, que acrescenta “decreto pilantra. As morte de Uauá o culpado é Lindomar”.

Rodrigo de Zé Mário ainda ameaça processar um funcionário da prefeitura que filmou a cena.

“Você está me filmando sem a minha autorização. Pode filmar e postar nas redes sociais que eu vou te processar”, diz o vereador.

Veja o vídeo:

O PNB entrou em contato com o vereador. Ele informou que irá se manifestar em um novo vídeo, onde “todos os fatos serão esclarecidos”. Até o fechamento da matéria não recebemos o material.

Nossa redação também procurou a Prefeitura de Uauá, que em nota, declarou que o vereador usa o cargo público que ocupa temporariamente para obter privilégios em relação aos outros cidadãos.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Uauá lamenta o comportamento irresponsável e desrespeitoso do vereador Rodrigo de Zé Mário para com os profissionais que atuam na linha de frente no combate à covid-19. Além do desacato, o edil dá mau exemplo para toda a sociedade, em um tempo difícil em que todos os municípios lutam para conscientizar a população sobre a importância de seguir as medidas de prevenção e distanciamento social recomendados pelos órgãos de saúde.

Sobre o ocorrido, fica claro nas imagens que o vereador constrange e se exacerba ao usar do cargo público que ocupa temporariamente para obter privilégios em relação aos outros cidadãos que, de forma sensata, se esforçam para seguir a todos os protocolos adotados nas barreiras de contenção epidemiológica, a exemplo da higienização do veículo e aferição de temperatura. Assim, ao não obter a regalia reivindicada, o parlamentar age de forma arrogante e rude contra os funcionários públicos que estavam apenas fazendo suas atividades. E, claro, na tentativa de mudar o foco da sua postura reprovável e errônea, ataca a honra e a reputação do gestor municipal com acusações infundadas e de caráter meramente politiqueiro.

Diante do fato, amplamente reprovado no município e nas redes sociais, a gestão municipal destaca que tem total tranqüilidade em relação às inúmeras falácias do vereador, haja vista que as ações de governo têm sido executadas com a máxima responsabilidade, transparência e com acompanhamento da população e do Ministério Público. Ademais, fica claro que a postura do edil não passa de mais uma desastrosa investida política e de finalidades eleitorais que expõe o parlamentar ao ridículo.

O governo de Uauá ressalta ainda que seguirá firme no compromisso com as ações de combate à covid-19 em todo município, quando desde o início do mês de março, quando começaram a surgir os primeiros casos na região, a gestão municipal estabeleceu medidas como a montagem de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, com desinfecção de veículos, cadastro, monitoramento e acompanhamento de pessoas que chegam de outros municípios, desinfecção de espaços públicos com grande circulação de pessoas e diversas campanhas de conscientização.

Ainda no plano de ações, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, a gestão tem auxiliado as famílias em vulnerabilidade social com a entrega de máscaras, álcool em gel, sabonetes e cestas básicas, além da disponibilização de um Balcão de Atendimentos para ajudar a população a ter acesso o Auxílio Emergencial do Governo Federal. No município já foram distribuídas à população cerca de 13 mil máscaras, mais de 2,5 mil kit’s de álcool gel e cerca de 600 kits de alimentos para famílias do serviço de fortalecimento de vínculos.

Na assistência a 4.600 alunos da rede municipal, vale destacar o Governo da Mudança distribuiu kit’s da merenda escolar em casa para todo o alunado de Uauá. Foram mais de 60 toneladas de alimentos, incluindo os produtos da agricultura familiar.

E, com recursos próprios, sem o apoio do vereador em questão, o governo municipal criou a Renda Emergencial Cidadã (REC), programa que ofertará auxílio de R$ 75, durante três meses, para famílias com filhos de 0 a 3 anos, inscritos no CadÚnico, beneficiários ou não do Programa Bolsa Família e que comprovem possuir a renda familiar per capita de R$ 178. O REC está nos trâmites burocráticos, junto à instituição financeira para realização de pagamentos nos próximos dias.

Quanto aos recursos recebidos pelo município, além da retração de contas trimestral, importa esclarecer que a Secretaria de Saúde realiza a cada mês a prestação de contas detalhada dos investimentos nas ações exclusivas de combate ao coronavírus. E essa prestação pública de contas, inclusive é transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Uauá, além de ser disponibilizada no site do governo municipal.

Por fim, é insensata e reveladora a falta de escrúpulos na atitude do parlamentar que procura atribuir responsabilidades ao gestor municipal pelas mortes por coronavírus em Uauá. Afinal, como foi destacado, a administração juntamente com seus profissionais de saúde têm travado uma dura batalha para proteger a vida da população. O culpado pelas mortes é o vírus.

Da Redação Por Yonara Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome