Equipamentos quebrados, postes com fiação exposta, iluminação precária. Esta é a atual situação do parque Lagoa do Calu, no bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro, no Norte da Bahia. O espaço, que seria mais uma opção de lazer para famílias e também para praticantes de atividades esportivas, vem, já há alguns anos, sofrendo com a degradação.
Ricardo Segundo, integrante do Juazeiro Handebol Clube, equipe desportiva que há 1 ano realiza treinamentos na quadra do parque – mas que, em virtude da pandemia, suspendeu as atividades -, contou ao PNB que desde o ano passado o grupo reivindica, junto aos moradores, uma obra de restauração completa da Lagoa do Calu.
“Moradores de lá já procuraram a prefeitura, nosso treinador também já gravou um material [mostrando a situação precária do espaço e cobrando uma reforma], mas nunca tivemos uma resposta da prefeitura. O parque Lagoa de Calu desde sua inauguração nunca foi revitalizado e podemos dizer que está largado às traças”, disse o jovem.
[new_royalslider id=”231″]
(fotos: reprodução/Whatsapp)
O esportista contou que são vários os problemas estruturais do parque. Os poucos equipamentos que restam, destinados ao uso das crianças, estão defasados; os bancos estão praticamente destruídos; as grandes e o chão da quadra estão degradados e a iluminação também está precária. Os postes também apresentam problemas, e até risco de acidentes.
“As pessoas que trabalham ou que moram por ali nos relataram que o parque está perigoso. As crianças sempre se machucam por lá. Os postes estão dando choque, e um deles já caiu lá. A iluminação também está horrível. Nosso movimento de reivindicação surge com a proposta de reestruturação dos equipamentos esportivos do parque. A quadra poliesportiva está em uma situação de abandono”, disse Ricardo.
Essa não é a primeira reclamação envolvendo o parque. Desde 2016, o PNB já publicou diversas reivindicações de moradores, que pedem uma revitalização total da Lagoa do Calu, que sofre sérios problemas ambientais também. Em 2017, o PNB noticiou, por exemplo, que dezenas de pneus foram retirados de dentro da lagoa, após serem irregularmente descartados, possivelmente por proprietários de borracharias que ficam na rodovia às margens do parque.
O PNB entrou em contato com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, que em nota, se manifestou sobre a denúncia.
Veja na íntegra:
Prefeitura de Juazeiro informa que possui uma equipe de limpeza no Parque Lagoa de Calu, localizado no bairro Alto da Maravilha, realizando diariamente a varrição e a retirada da vegetação aquática. Periodicamente é realizado também o mutirão de limpeza com capinação, roçagem, pintura de meio fio e poda de árvores.
Já na área de iluminação pública, a Secretaria de Serviços Públicos instalou lâmpadas de LED de 150 whatts na Lagoa de Calu e constantemente realiza manutenção nas torres, recebendo a substituição de lâmpadas, reatores, bases e relês. A SESP informa ainda que nesta quarta-feira (12), a equipe de manutenção está realizando a pintura das torres de iluminação.
Da Redação