Governo de Pernambuco mantém Petrolina na etapa 5 do plano de reabertura, e bares, restaurantes e academias permanecem fechados

0

(foto: André Luís)

O Governo de Pernambuco, por decisão do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, decidiu manter a a cidade de Petrolina, no Sertão do Estado, na etapa 5 do plano de retomada econômica. O anúncio foi feito ontem (13), quando o governo também anunciou que vai manter suspensas as aulas presenciais da educação básica e do ensino superior e a liberação do serviço de mototáxi no Estado.

Empresários do ramo de academias, bares e restaurantes estimavam que a cidade pudesse ter um salto para a etapa 6, que permitiria a reabertura desses estabelecimentos. Entretanto, nenhuma das macrorregiões irá avançar no Plano de Convivência com a Covid-19 do governo. “O nosso comitê resolveu adotar cautela e, por isso, vamos observar por mais uma semana a evolução dos dados epidemiológicos da doença em Pernambuco”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Com isso, as cidades do Sertão que integram a Macrorregião de Saúde 4, que contemplam os municípios da 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, continuam na etapa 5. Essa fase liberou, desde a segunda-feira (10), o funcionamento de escritórios com 50% da carga e concessionárias de veículos com 100% da carga. Manteve os demais serviços essenciais que já vinham funcionando, a exemplo do comércio atacadista, além do sistema de delivery e coleta em lojas de material de construção, serviços de alimentação, feiras e polos de confecções.

Aulas, mototáxi e aulas maciais

O Governo de Pernambuco anunciou a liberação de mototáxis e da prática de artes marciais com novos protocolos em todo o Estado a partir da próxima segunda-feira (17). A regulamentação do transporte público de passageiros em motocicleta, entretanto, estará a cargo das prefeituras. Os municípios que liberarem a volta dos mototáxis deverão obedecer aos novos protocolos de segurança, para impedir o aumento do risco de exposição à covid-19.

Entre as medidas está o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros e álcool em gel 70% para higienização das mãos antes de manipular equipamentos de proteção; limpeza com álcool 70% do capacete dos passageiros, dos punhos (manopla), das alças de apoio do garupa e assentos da moto na presença de cada novo passageiro; e uso pessoal do capacete para o motorista.

Também será obrigatória a utilização de máscaras para condutores e passageiros durante o trajeto e a viseira do capacete deve permanecer fechada para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem.

Com relação à volta da prática de lutas marciais, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, relembrou que atividades esportivas de modalidades individuais estavam liberadas ao ar livre desde o dia 6 de julho, mas tinha como exceção as lutas marciais. Agora, a partir da próxima segunda-feira, a prática está liberada. As medidas específicas devem ser publicadas nos próximos dias.

Também foi anunciada a prorrogação do decreto que suspende as atividades presenciais da educação básica e ensino superior até o dia 31 de agosto.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome