Juazeiro: incêndio que atingiu a Serra da Madeira está totalmente controlado, diz Corpo de Bombeiros

0

(Foto divulgação/9º GBM)

O incêndio que atingiu a comunidade da  Serra da Madeira, localizada no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia, está completamente controlado. A informação foi confirmada pelo 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

Por volta das 15h desta segunda-feira (17), novos focos do incêndio, que teve início na tarde do domingo e havia sido controlado na madrugada, reapareceram. De acordo com Tenente Coronel, Tarcísio Ribeiro, a operação de combate ao incêndio na Serra da Madeira está praticamente finalizada.

“Houve a reingnição no período das 15 horas, com as altas temperaturas. Assim que tomaram conhecimento, os Bombeiros que haviam se deslocado para outro local, retornaram com brevidade e conseguiram controlar totalmente o incêndio”.

Ele informou ainda que a equipe realizou o encharcamento dos troncos com brasas para que não haja o retorno de novos focos de incêndio. O Tenente declarou também que a equipe encontrou dificuldades durante a operação.

“Foi uma missão com muita dificuldade de deslocamento, mas a tropa cumpriu o seu papel”, afirmou o Tenente.

Durante a manhã,  Tarcísio Ribeiro informou que o incêndio pode ter sido provocado através da utilização, por parte dos moradores da comunidade, de uma técnica agrícola tradicional chamada de coivara, que consiste em cortar e queimar a vegetação de um terreno para limpá-lo e adubá-lo com as próprias cinzas.

“Não temos certeza da causa do incêndio, se foi criminoso ou por imprudência. Está mais para imprudência, em termo de fazer essas fogueiras [coivada] e a ventania espalhar [as chamas] para o capim seco, e aí o descontrole é total. O fogo já foi controlado. Não temos conhecimento de nenhum ferido. A extensão do incêndio é de média proporção e já estava chegando próximo às casas”, contou.

Ontem, preocupados que as chamas chegassem às casas da comunidade, os moradores tentaram conter as chamas, mas não obtiveram sucesso.

 

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome