(Imagem facebook)
Novos focos de incêndio reapareceram na Serra da Madeira, no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia. As chamas, que tiveram início na tarde desse domingo (16), já haviam sido controladas durante a madrugada desta segunda-feira (17) pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Juazeiro (9º GBM), 90% do incêndio já foi controlado e a equipe continua no local para combater os novos focos. Durante a manhã, Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro, informou que o incêndio pode ter sido provocado através da utilização, por parte dos moradores da comunidade, de uma técnica agrícola tradicional chamada de coivara, que consiste em cortar e queimar a vegetação de um terreno para limpá-lo e adubá-lo com as próprias cinzas.
“Não temos certeza da causa do incêndio, se foi criminoso ou por imprudência. Está mais para imprudência, em termo de fazer essas fogueiras [coivada] e a ventania espalhar [as chamas] para o capim seco, e aí o descontrole é total. O fogo já foi controlado. Não temos conhecimento de nenhum ferido. A extensão do incêndio é de média proporção e já estava chegando próximo às casas”, contou.
Ontem, preocupados que as chamas chegassem às casas da comunidade, os moradores tentaram conter as chamas, mas não obtiveram sucesso. O Corpo de Bombeiros contou com o apoio de caminhões-pipa do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro.